13 novembro 2017

10 DE NOVEMBRO – 20 mil pessoas foram às ruas de Fortaleza contra a Reforma Trabalhista e a perda de direitos


O SINTSEF/CE participou em peso da atividade com a Direção Colegiada, Coletivo de mulheres e filiados somando força nas ruas do centro de Fortaleza e de Juazeiro do Norte

 

Texto: CUT Ceará

A CUT-CE e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo reuniram cerca de 20 mil pessoas de 160 municípios cearenses no Centro de Fortaleza durante toda a manhã desta sexta-feira (10/11) para protestar contra a Reforma Trabalhista, que entra em vigor neste sábado (11), e alertar que o Brasil irá parar se a reforma da Previdência for encaminhada para votação na Câmara dos Deputados. O ato foi um movimento unificado também com partidos de esquerda e demais centrais: Central Sindical e Popular (CSP Conlutas), Central dos Trabalhadores do Brasil no Ceará (CTB-CE) e Intersindical. Lojas do Centro também fecharam as portas durante o ato pacífico, que se encerrou por volta do meio-dia.

Os atos ocorreram na véspera da data em que entrará em vigor a Reforma Trabalhista, 11 de novembro. A Reforma Trabalhista, aprovada em julho deste ano, retira direitos conquistados pela classe trabalhadora brasileira ao longo de sete décadas, desde 1943, quando ocorreu a primeira edição da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O movimento marca o Dia Nacional de Paralisação e Luta contra os retrocessos promovidos pelo governo de Michel Temer. Em Fortaleza, também se uniram no ato movimentos da Juventude, Mulheres, Negros/as, LGBTs, comunidades eclesiais de base, estudantes e trabalhadores de diversas categorias.

Ainda durante a concentração para a atividade, na Praça da Bandeira, o presidente da CUT-CE, Wil Pereira, destacou a força do Ceará em mobilizações e atos nacionais. “Isso é fruto da unidade das centrais e partidos de esquerda. Isso não é mérito de uma central só”, enfatizou Wil, agradecendo ainda aos parlamentares que votaram contra a reforma trabalhista, aos movimentos sociais e aos milhares de trabalhadores e trabalhadoras que também vieram do Interior.

O dirigente reforçou também a importância da luta dos movimentos integrados na Frente Brasil Popular no estado. E lembrou ainda Campanha Nacional pela Anulação da Reforma Trabalhista, realizada em todo o Brasil, por meio de abaixo-assinado em apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) que anule a medida. Representando a Frente Povo Sem Medo e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Dóris Soares também apontou a unidade dos movimentos sociais, sindical e partidos de esquerda como a forma de garantia de vitória.

Comentários Comentar