08 maio 2018

12º Congresso do Sintsef acontece em outubro e traz a luta por democracia como tema central


Já começaram os preparativos para o 12º Congresso do Sintsef/CE. O Conselho de Delegados Sindicais de Base, reunido em 14 de abril de 2018, na cidade de Fortaleza/CE, em conformidade com os artigos 12, 13, 14, 15 e 16 do Estatuto do SINTSEF/CE, convocou o Congresso, que acontece de 3 em 3 anos, e em 2018 está marcado para o período de 18 a 21 de outubro, no Hotel Parque das Fontes, em Beberibe.

Com o tema “Unidade Contra O Golpe! Em Defesa Da Democracia! Nenhum Direito A Menos!” estará em pauta no congresso a análise de conjuntura nacional e internacional; o balanço da organização e da luta dos trabalhadores; as estratégias políticas do Sintsef/CE junto ao movimento sindical, popular e estudantil e o plano de lutas.

No último 4 de maio, na Receita Federal, aconteceu a primeira assembleia para eleição dos delegados que participarão do Congresso, com direito à voz e voto. Aproximadamente 500 delegados serão eleitos até o final de julho. A eleição é feita entre os filiados, em assembleia por local de trabalho, na proporção de um delegado para cada cinco presentes, ou fração igual ou superior a três, sendo proibida a duplicidade ao filiado participar de assembleia em outro local de trabalho.

O período para entrega de teses iniciou em 02 de maio e vai até 30 de julho de 2018,  na Secretaria do SINTSEF/CE, de 08h às 12h e das 13h às 17h. Todas as teses serão reproduzidas pelo SINTSEF/CE e estarão disponíveis durante o Congresso.

O 12º Congresso do Sintsef/CE tem por tarefa imediata garantir as conquistas dos servidores e apontar as estratégias do próximo período de luta. “A ordem é resistir e avançar, pois a resolução de nossos problemas representa a melhor saída para milhões de excluídos. Depende de cada um. Depende da união.” Diz o caderno de teses do Congresso anterior.

A identidade visual do Congresso foi aprovada em reunião da Direção Colegiada do Sintsef realizada na sexta-feira do dia 28 de abril. Um dos objetivos do Congresso é apontar o direcionamento das lutas no próximo período. No contexto de golpe à democracia e o aprofundamento da crise no Brasil, os sindicatos assumem um papel fundamental na organização da classe trabalhadora.  Em entrevista à web rádio Sintsef, o coordenador jurídico Luiz Carlos explica a importância da luta dos sindicatos pelos trabalhadores: “O sindicato é o principal instrumento de luta da classe trabalhadora, porque a sociedade ela é constituída de classes, são as classes dos explorados, dos donos do capital, dos donos das empresas e nós, os explorados, que somos os trabalhadores. Então é preciso a gente ter essa consciência de que o sindicato, ele é um instrumento, ele é uma ferramenta na luta de classes na sociedade capitalista.”

Confira as primeiras assembleias marcadas para escolha de delegados:

REGIÃO METROPOLITANA

Data: 16/05  Hora: 11h Órgão: Hosp. Messejana Local: Auditório D

REGIÃO TRÊS CLIMAS:

Data: 09/05 Hora: 08h30 Órgão: DNOCS Local: C. GERENCIAMENTO – PARAIPABA

REGIÃO CARIRI

Data: 14/05 Hora: 08h30 Órgão: MIN. SAÚDE Local: 20ª CRES – CRATO

REGIÃO SERTÃO CENTRAL

Data: 14/05 Hora: 08h Órgão: MIN. SAÚDE Local: SECRETARIA SAÚDE – CANINDÉ

REGIÃO VALE JAGUARIBE

Data: 09/05  Hora: 07h  Órgão: MIN. SAÚDE Local: SECRETARIA SAÚDE – S.J.JAGUARIBE

REGIÃO NORTE

Data: 14/05  Hora:MANHÃ  Órgão: FUNASA Local: Prédio FUNASA SOBRAL/FRECHEIRINHA/SANTANA ACARAÚ/MASSAPÉ

Para mais informações acesse a convocatória do 12º Congresso do Sintsef.

 

Comentários 1 comentário

  • Maria Helena Viana da Silva08/05/2018Responder
    Mhelenavb@gmail.com
    Parabéns pela organizacao do Congresso. Tem sido um sucesso