08 maio 2017

ACT 2017/2018: Trabalhadores da EBSERH esperam respostas


Nos dias 4, 5 e 6 a Comissão Nacional dos Empregados da EBSERH, reuniu-se em Brasilia, para tratar de questões referentes ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018. Em convocação daCONDSEF, a Comissão realizou, no dia 4, reunião de preparação (foto) para a mesa de negociação, que ocorreu na sexta, 5 de maio. No sábado 6, houve encontro para avaliação e encaminhamentos. A delegada de base do SINTSEF/CE e integrante da Comissão Nacional Gerina Braga representou os trabalhadores da EBSERH do Ceará. O coordenador José de Assis, também diretor da Condsef, acompanhou o encontro.
ACT 2017/2018 – A EBSERH até o momento não deu nenhuma resposta positiva em relação às reivindicações dos trabalhadores. A empresa afirmou que, 7 das 18 cláusulas econômicas eram impossíveis de serem negociadas e atendidas. E ainda que as demais, precisam da discussão e do aval da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais-SEST do Ministério do Planejamento (MPOG). Os trabalhadores cobraram um prazo de fechamento do ACT, já que a data base é 1º de março. A data proposta foi 23 de maio, já aceita pela empresa. Ficou decidido que, entre os dias 8 e 22 de maio, as entidades filiadas da CONDSEF realizarão assembleias em cada estado para discutir o consolidado das Cláusulas Sociais e Econômicas, para apresentação das posições tomadas pela trabalhadores.
Caso não haja acordo no dia 23 , a CONDSEF convocará os trabalhadores para uma Plenária Nacional com o objetivo de construir a mobilização da categoria. As cláusulas sociais, que tiveram uma discussão específica em abril, também não avançaram nas negociações.

Comentários Comentar