09 novembro 2017

ACT CONAB- campanha salarial no estado de exceção


Hoje (9), a direção colegiada do SINTSEF e os trabalhadores da CONAB/CE discutiram, em Assembleia, as dificuldades enfrentadas no processo de negociação do ACT 2017/2018. A Empresa pública quer fechar o acordo com redução de direitos nas cláusulas sociais e sem reajuste salarial. Como os trabalhadores não aceitam a retirada de direitos, a mediação com o Tribunal Superior do Trabalho não tem avançado.

Desde o começo, a direção da CONAB se colocou como refém da CNTC, na negociação do ACT, reproduzindo uma mentira, segundo o qual a ASNAB-CNTC são legalmente os representantes dos empregados. Dessa forma segue atrasando o fechamento do acordo e negando a legitimidade da FENADSEF e da FISENGE, mesmo com decisão judicial reconhecendo a carta sindical da FENADSEF.

Para proteger os trabalhadores, a FENADSEF protocolou pedido de prorrogação do ACT 2016/2017 para até que se obtenha novo Acordo Coletivo ou resultado de julgamento no Tribunal Superior do Trabalho em eventual dissídio coletivo. No entanto, A CONAB prorrogou o prazo somente até 31.12.

Diante dos ataque sistemático do governo aos trabalhadores, os representantes dos trabalhadores da CONAB presentes ao Encontro dos Empregados Públicos promovido pela FENADSEF, em 26.10, decidiram se dirigir à ASNAB para propor iniciativas unitárias em defesa das reivindicações. A reunião FENADSEF-ASNAB está agendada para 14.11.

Neste dia nacional de luta de 10.11, reafirmamos a exigência à CONAB:

-IMEDIATA ABERTURA DE VERDADEIRAS NEGOCIAÇÕES DO ACT 2017-2018!

-NENHUM DIREITO A MENOS!

Comentários Comentar