26 setembro 2011

Assembleia apresenta relatório de auditoria (2005-2009) e aprova contas de 2010


No último dia 17 de setembro, o SINTSEF/CE realizou Assembleia Geral para discutir a seguinte pauta: 1) Apresentação e discussão do relatório da Auditoria do período de 2005 a 2009; 2) Apresentação, discussão e deliberação do Balanço Financeiro e Patrimonial de 2010; e 3) Encaminhamentos. O encontro reuniu 692 filiados credenciados e aconteceu no Centro de Negócios do Sesi, na Barra do Ceará, em Fortaleza. Após formada a mesa, que teve a coordenação da diretora Vera Cândido, relatoria de Luciano Filgueiras e Hélio Alves e secretaria de Rufino Linhares, iniciaram-se os trabalhos.

O primeiro momento foi usado pela assessoria jurídica do SINTSEF/CE, na pessoa da advogada Aderline Farias, que repassou informes sobre o processo de indenização de campo. Em seguida deu-se início a apresentação e discussão do relatório da auditória (período 2005-2009) e na sequência a apresentação do balanço financeiro e patrimonial de 2010. Confira os detalhes de cada momento:

 

Processo de Indenização de Campo

– Após tramitar normalmente por todas as esferas jurídicas que lhe condiziam o processo de indenização de campo dos servidores da Funasa começa a ter suas RPVs expedidas. Foi o que anunciou a advogada Aderline Farias, assessora do SINTSEF/CE. Segundo ela, as notícias negativas espalhadas sobre o processo não tinham nenhuma fundamentação, tanto que o mesmo tramitou com uma celeridade acima da média. Na ocasião foi dito ainda que a secretária jurídica do sindicato, Joyce Torres, estaria disponível após o ponto de encaminhamentos para esclarecer dúvidas pessoais.

 

VPNI – Irredutibilidade Remuneratória

– A assessoria jurídica do sindicato aproveitou o momento para informar a base que está tomando as providências em relação a retirada da VPNI – Irredutibilidade Remuneratória, dos contracheques dos servidores do DNOCS. Para saber mais sobre este tema, clique aqui.

 

Auditoria –

O diretor jurídico do sindicato, Rutenes Fernandes, foi o responsável por apresentar os dados referentes ao relatoria de auditoria, período 2005 – 2009. Antes a mesa esclareceu que para auditoria foi adotado o critério de amostragem e da mesma forma aconteceria para apresentação do relatório, ressaltando-se os pontos considerados mais relevantes. Após a apresentação foi aberto o debate e muitos filiados manifestaram sua indignação diante das irregularidades apontadas. Houve propostas para que o relatório fosse disponibilizado na íntegra pela internet, mas a mesa ponderou que esta atitude poderia expor a entidade e deixá-la a mercê de pessoas que fizessem mal uso das informações. Ficou aprovado então, no ponto de encaminhamentos, que será criada um comissão, a funcionar em conformidade com o estatuto da entidade, com a finalidade de apurar os indícios apontados, levar os dados às instâncias deliberativas para que seja determinada a punição dos culpados. Foi aprovado ainda que o relatório estará disponibilizado, na integra, na sede do sindicato, para consulta.

 

Balanço Financeiro e Patrimonial de 2010 –

A apresentação foi feita pela coordenadora de Comunicação Vera Cândido, que expôs detalhadamente os Grupos de Contas e os seus Sub-grupos, fazendo um comparativo com os respectivos grupos dos Balanços de 2008 e 2009. Constatou-se uma significativa redução das despesas de todos os grupos de contas, exceto Pessoal e Assessorias. A justificativa em relação a este ponto foram os reajustes salariais determinados por Lei e o aumento do número de estagiários para a demanda da Justiça Virtual, visando um melhor atendimento ao filiado e o aumento da carga horária da Assessoria de Comunicação. Aberto o debate do ponto, foram feitos alguns questionamentos para melhor clareza do conteúdo o que foi prontamente esclarecido pela mesa. Também foi questionado o fato da antiga Diretoria do sindicato não ter prestado contas para a categoria dos Balanços de 2008 e 2009, descumprindo exigência do Estatuto. A mesa explicou que não é competência da Nova Direção fazer essa justificativa. Mesmo tendo muitos diretores da gestão passada presentes, ninguém se pronunciou sobre a questão.

Por fim, ficou deliberado, que qualquer filiado que deseje uma cópia do Balanço Analítico (visto que pela quantidade de laudas é impossível sua publicação no jornal), basta solicitar por escrito e será atendido. O Balanço Sintético, com a demonstração das receitas e despesas foi publicado no Jornal de Abril/2011 e também distribuído na Assembléia. Cessadas as discussões, foi colocada em votação a aprovação do Balanço Financeiro e Patrimonial de 2010, tendo sua aprovação por absoluta maioria com algumas abstenções e 1 voto em contrário.

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