22 outubro 2012

Ato Público amanhã em solidariedade ao auditor Jesus Ferreira


Os Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil realizarão, amanhã, 23 de outubro, às 9 horas, um grande Ato Público em frente ao prédio da Justiça Federal do Ceará – na Praça do BNB, no centro de Fortaleza. A manifestação ocorrerá por ocasião do julgamento de Farhard Marvizi, acusado de ser o mandante do atentado contra a vida do Auditor José de Jesus Ferreira em 9 de dezembro de 2008. Jesus era, na ocasião, o Chefe da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal do Brasil na 3ª Região Fiscal.
O objetivo da manifestação é chamar a atenção da sociedade, clamando por Justiça, tendo em vista que o crime cometido não foi somente contra a pessoa do Auditor, mas contra o próprio Estado, já que foi motivado pelo fiel cumprimento de suas atividades funcionais no combate ao crime organizado.
Com o protesto, a entidade busca também alertar a sociedade sobre a insegurança funcional dos seus agentes de fiscalização, à vista das ameaças e atentados contra a vida que têm sofrido no exercício de suas atividades.
Vale ressaltar que a Delegacia Sindical no Ceará do Sindifisco Nacional – Sindicato que congrega os Auditores – tem acompanhado o caso desde o início, apoiando a vítima e a família, oferecendo-lhe suporte médico, jurídico e de segurança pessoal diante da omissão da União nessa ação protetiva.
Alta periculosidade – Apontado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal como indivíduo de alta periculosidade, Farhad Marvizi – que atualmente está sob custódia na Penitenciária Federal de Segurança Máxima em Mossoró (RN).
Além disso, segundo a coluna do jornalista Cláudio Humberto, no último mês, o embaixador do Irã, Mohammad Ali Ghanezadeh, chegou a solicitar ao chanceler Antonio Patriota a transferência de Marvizi para prisão domiciliar. Em carta, o embaixador pediu ajuda ao deputado Marco Feliciano (PSC-SP), alegando que ele estaria em “condições inapropriadas, enfermo, com insuficiência renal”.
O entendimento da Justiça, no entanto, é de que indivíduos de tamanha periculosidade não podem ser custodiados em unidades penitenciárias comuns.
Marvizi tem seu nome citado em pelo menos 17 investigações por crimes de homicídio, estelionato, receptação, violação de direito autoral, furto e posse de arma, pedofilia, descaminho, dentre outros, havendo sido já condenado por crime ambiental e lavagem de dinheiro.
Acompanhe o caso
09/12/2008 – Atentado contra o Auditor-Fiscal Jesus Ferreira. O crime aconteceu quando o Auditor Fiscal seguia em seu carro, do trabalho em direção à sua residência, e sofreu uma emboscada no cruzamento das ruas Meruoca e José Lino, no bairro da Varjota, em Fortaleza. O Auditor foi surpreendido por dois homens armados, em uma moto. Os bandidos dispararam vários tiros de pistolas de calibre 9 milímetros e 380, cinco deles atingindo o rosto da vítima. A Polícia Federal começa a investigar o caso, diante de a motivação do crime ter relação com o exercício do cargo da vítima.
12/08/2010 – Operação Canal Vermelho resulta na prisão do empresário Farhad Marvizi, acusado de encomendar a morte de pelo menos 11 pessoas – desafetos, concorrentes e até cúmplices, o que caracteriza queima de arquivo-, além do atentado ao Auditor. O suspeito foi preso pela Polícia Federal em sua residência. Na ocasião, foram apreendidos documentos e mercadorias com entrada irregular no país.
20/09/2011 – Operação Canal Vermelho II, com a participação de 195 servidores da Receita Federal e 150 policiais federais, desarticula esquema de contrabando e descaminho de mercadorias eletrônicas. As ações são realizadas simultaneamente nos estados do Ceará, São Paulo, Paraná, Distrito Federal e Minas Gerais. Os produtos eram adquiridos no Paraguai e introduzidos em território nacional com a utilização de aeronaves e de uma transportadora sediada em Foz do Iguaçu, no Paraná. No Ceará, uma gráfica foi utilizada para confecção de blocos de notas fiscais falsas em apoio à atividade ilegal.
23/10/2012 – Farhad Marvizi será levado a Juri Popular por decisão da Justiça Federal pelo atendado contra o Auditor Fiscal José de Jesus Ferreira. O julgamento será presidido pelo titular da 11ª Vara, Juiz Federal Danilo Fontenelle Sampaio Cunha.

Comentários Comentar