28 fevereiro 2018

Campanha Salarial: Trabalhadores da EBSERH realizam café da manhã na MEAC em defesa da saúde pública e do ACT 2018-2019


Com o slogan “Saúde não é mercadoria” a campanha acontece em todo o Brasil com o apoio da Confederação e da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef/ Fenadsef)

Em busca de melhores condições de trabalho e de reajuste salarial com ganho real, as trabalhadoras e os trabalhadores públicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no Ceará, realizam o lançamento da Campanha Salarial 2018, amanhã (01/03), em frente a Sede da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), no Rodolfo Teófilo, às 7 horas. Para receber os que estão chegando ao trabalho e acolher os que estão encerrando seus plantões, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Sintsef Ceará) e representantes dos empregados públicos realizam um café da manhã, com panfletagem e esclarecimentos sobre a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2018/2019 em Brasília – DF.

Os trabalhadores da EBSERH avaliam que o momento é de informar e mobilizar a categoria, pois desde o ano passado a direção da estatal tem se mostrado intransigente quando o assunto é a qualidade do ambiente de trabalho nos hospitais universitários. Prova disso é que na negociação do ACT de 2017/2018, o reajuste precisou ser judicializado e as cláusulas sociais foram reduzidas. Para 2018/2019, as perspectivas seguem difíceis, pois a diretriz do governo federal é reduzir custos a qualquer preço, direitos ou qualidade dos serviços públicos.

Em 2017, os trabalhadores da EBSERH, representados pelos sindicatos dos trabalhadores do serviço público federal em seus estados (no Ceará, pelo Sintsef) e pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) a nível nacional, organizaram diversas paralisações nos hospitais universitários pelo país. No Ceará, em 26 de julho de 2017, os trabalhadores chegaram a paralisar as atividades por 24 horas e em setembro entraram em estado de greve, para este ano a luta deve continuar.

A data base dos empregados da Ebserh é dia 1º de março, apesar da empresa confirmar uma reunião de negociação para o dia 16, já extrapolou a data base como nos anos anteriores. Foi preciso assinar um aditivo ao último ACT na segunda-feira (26/02), para garantir a prorrogação do acordo por mais 90 dias. Entre as reivindicações dos trabalhadores, além do reajuste salarial também a redução da jornada de trabalho, um adicional de risco biológico e o direito a horário especial para empregados e estudantes.

Ebserh no Ceará
Desde novembro de 2013, O Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand são vinculados à Rede Ebserh. A Estatal é vinculada ao Ministério da Educação e administra atualmente 39 hospitais universitários federais. A Rede Ebserh foi criada em parceria com as universidades para oferecer serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), além de promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Serviço
Café da Manhã “ Campanha Salarial 2018 – Saúde não é Mercadoria”
7h30
Na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), em frente às ilhas (Rua Coronel Nunes de Melo, S/n – Rodolfo Teófilo)

Comentários Comentar