30 abril 2020

Ceará: Ato do 1º de Maio terá transmissão ao vivo da casa de dirigentes e convidados


A ação será transmitida pelas redes sociais da CUT Ceará e retransmitida por suas entidades filiadas

Escrito por Brasil de Fato CE

Por conta do isolamento social e segundo a orientação de evitar aglomerações devido à prevenção do coronavírus, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) informa que este ano, as manifestações do 1º de Maio terá um formato diferente do que dos anos anteriores. O evento será realizado de forma virtual, transmitido ao vivo da casa de dirigentes, convidados e artistas. Com o tema “Saúde, emprego, renda e democracia: um novo mundo é possível com solidariedade”, a ação será transmitida pelo Facebook da CUT Ceará e retransmitido por suas entidades filiadas.

No Ceará, o 1º de Maio Solidário 2020 é organizado pela Frente Brasil Popular, CUT e entidades filiadas, CTB e Intersindical, e acontecerá na sexta, 1º de maio, das 8h às 12h e trará como pautas a defesa da democracia, do Sistema Único de Saúde (SUS), da taxação das grandes fortunas, do direito à segurança, à vida e condições dignas de trabalho. A CUT Ceará lembra que o ‘Fora, Bolsonaro’ também estará presente na programação do 1º Maio 2020.

Além de ser um momento onde os trabalhadores apresentem suas reivindicações, este ano a atividade também será uma ação solidária. As Centrais Sindicais e a Frente Brasil Popular estão arrecadando alimentos não perecíveis, cestas básicas, equipamentos de proteção individual (EPIs) e materiais de higiene para serem doados para famílias pobres, trabalhadores informais e desempregados em Fortaleza e no interior do estado.

A partir das 11h, a programação também contará com debate sobre conjuntura política e econômica com a participação do deputado federal, José Guimarães (PT); da deputada federal, Luizianne Lins (PT); da Graça Costa, secretária de organização e política sindical da CUT Brasil e; Wil Pereira, presidente da CUT-CE, que fará a mediação.

As atrações culturais também estarão presentes na programação. Já foram confirmadas a participação de Gustavo Portela, Jessica Cisne, Nayra Costa, Juruviara, Parahyba e Cia Bate Palmas, Bicha Poética, Lorena Lyse, Os Renegados, Assun, Léo Suricate e Plinio Câmara, Juruviara, Fran DDK, Luiza Nobel, Fabíola Liper, Alfredo Pessoa, Caiô, Pantico Rocha e Vitoriano.

Ato nacional

A Executiva Nacional da CUT divulgou uma convocatória para os sindicatos, federações e confederações filiadas, CUTs estaduais, ramos, militantes, trabalhadores e trabalhadoras para a mobilização do 1º de Maio, que está marcada para acontecer a partir das 11h30 por meio das redes sociais.

Os artistas que já confirmaram participação no 1º de Maio Solidário até o momento são: Chico César, Zélia Duncan, Otto, Preta Ferreira, Dexter, Delacruz, Odair José, Leci Brandão, Aíla, Preta Rara, Mistura Popular, Taciana Barros, Francis Hime e Olivia Hime, entre outros.

Quarentena em defesa da vida

Em nota divulgada, pela CUT Ceará em defesa da vida e dos trabalhadores cearenses, a instituição pede a prorrogação da quarentena e demonstra preocupação sobre a pressão dos empresários pelo relaxamento do isolamento social.

“Defendemos que o retorno das atividades econômicas seja condicionado ao achatamento da curva de evolução do novo coronavírus. Também sustentamos que o processo seja gradativo e com os empregadores garantindo a existência e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a seus trabalhadores, dentre elas o uso de máscara e medidas para evitar aglomerações até que a pandemia esteja controlada.”, diz um trecho da nota.

Comentários Comentar