29 agosto 2012

Com o informe do fim da greve termina o primeiro dia do 10º Congresso do SINTSEF/CE


Começou nesta terça-feira, 28 de agosto, o 10º Congresso do SINTSEF/CE. Com o tema Em defesa dos trabalhadores: contra as reformas e privatizações do Governo Dilma, o 10º Congresso acontecerá durante quatro dias e discutirá as diretrizes do sindicato para os próximos anos.

No texto da abertura do encontro, lido pela assessora de comunicação da entidade no papel de cerimonialista, foi enfatizada a natureza do Congresso, bem como o compromisso que cada delegado assumiu ao vir representar toda a base em momento tão importante. Veja trecho: “Realizado a cada três anos, o Congresso do SINTSEF/CE é, antes de tudo, um espaço de reflexão e congraçamento. É um momento de transformar divergências políticas e ideológicas em discussão respeitosa e debates produtivos. É a oportunidade de estreitar laços e marchar unidos em torno de um objetivo: A defesa dos direitos dos trabalhadores!

Aliás, o 10º Congresso acontece em um momento muito oportuno para discussão. O serviço público federal vivencia atualmente uma grande paralisação motivada pela falta de respeito e valorização que o atual governo Dilma impõe. Uma greve que já dura mais de dois meses e tem, contra si, a opinião pública, devidamente insuflada pelo tratamento que o governo dá aos servidores. É mais que pertinente discutir as necessidades de defesa dos trabalhadores e os caminhos que devem ser seguidos para isso”.

Antes, um vídeo com manifestações de representantes das oito delegacias e da direção colegiada, enfatizou a importância do Congresso e os feitos do SINTSEF/CE desde o último Congresso, realizado em 2009, e este.

Uma peça teatral cômica, intitulada ‘Loucuras de amor’ e encenada pela renomada Cia cearense de Molecagem, sob a direção do grande artista Carri Costa, foi a atração cultural irreverente trazida à abertura do evento, que arrancou grandes gargalhadas do público.

Após a descontração, sérios momentos sucederam-se. Primeiramente uma mesa solene de abertura foi composta por Luciano Filgueiras (SINTSEF/CE), Joana Almeida (CUT), Sérgio Ronaldo (CONDSEF), Edilson Lins (Fórum em permanente em defesa do serviço público), Gilvan Rocha (CAEP) e Eudes Xavier (Deputado Federal). Todos os integrantes saudaram os presentes e destacaram a relevância do Congresso para o SINTSEF/CE.

Na sequência foi feita a leitura e votação do Regimento Interno do Congresso, tendo sido o mesmo aprovado, em consenso, com algumas poucas alterações.

Logo depois as teses do Congresso foram apresentadas por seus representantes. A tese 1 foi defendida por Erialdo Moura, a tese dois por Roberto Luque e José de Assis e a tese 3 por Luís Carlos Macêdo e Luciano Filgueiras.

Mesmo cansados, após quase quatro horas dos procedimentos de abertura, os delegados ouviram atentos os informes trazidos pelo diretor da Condsef, Sérgio Ronaldo e corroboradas pelos também diretores Luís Carlos e José de Assis (Leia mais clicando aqui). Cerca de 20 intervenções foram feitas, todas para esclarecer as notícias trazidas pelo diretor da Confederação, dentre elas a de que a categoria aprovou a proposta do governo e na segunda-feira, 3 de setembro, retorna às atividades.

MP DNOCS – Entre as falas o diretor Luís Carlos avisou que recebeu um telefonema informando que a MP que garante o retorno da bolsa dos servidores do DNOCS foi aprovada também no Senado (semana passada havia sido aprovada na Câmara) e agora aguarda apenas a sanção presidencial.

Comentários Comentar