02 julho 2019

Conab: Fenadsef protocola pauta dos empregados e cobra início de negociações do ACT


Escrito por Condsef

A Fenadsef, legítima representante dos empregados da Conab, acompanhada da Finsenge e da Comissão Nacional de Empregados da empresa, protocolou nessa sexta-feira, em Brasília, a pauta de reivindicações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020 da categoria. A pauta foi aprovada pelos empregados em assembleias e uma plenária nacional ocorrida no dia 8 de junho. A data base da categoria é 1o de setembro. Diante disso, e cumprindo os prazos previstos, a Fenadsef já solicitou uma primeira reunião para dar início ao processo de negociações do ACT. A proposta dos empregados conta com 61 cláusulas. Confira aqui a íntegra.

Os empregados pleiteiam reajuste de 12,22% sobre salários e benefícios. Desse total, 3,70% correspondente ao INPC do período, 6,09% são relativos a perdas acumuladas levantadas por estudo do Dieese e 2% de ganho real. Além das cláusulas econômicas a categoria busca manutenção e garantia de direitos já adquiridos em cláusulas sociais, entre outros avanços em suas reivindicações.

O último ACT da categoria (2017/2019) contou com a mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST). No processo, a mobilização dos empregados em torno das propostas e a participação de todos vai continuar sendo fundamental para que se garanta um acordo com avanços importantes. A Fenadsef espera que a categoria siga mobilizada e esteja pronta para defender direitos e atendimento de reivindicações no processo de negociação do próximo ACT. Todos juntos. À vitória.

Comentários Comentar