29 agosto 2018

CONDSEF completa 28 anos acreditando na força da organização dos servidores públicos federais


Hoje, 28 de agosto, dia em que se comemora os 35 anos da CUT, também se celebra os 28 anos da criação da Condsef. Entidades frutos do mesmo processo de luta, quando o povo brasileiro foi às ruas pela redemocratização do país e pelo direito de livre organização dos trabalhadores.

Como agora, a conjuntura política era desfavorável, mas os servidores mostraram sua força e alcançaram importantes conquistas. Em 1989, foram realizados dois congressos de servidores federais que deliberam pela organização sindical por meio de um fórum de entidades, chamado de Intersindical. Em 1990, o terceiro Congresso Nacional dos Servidores Públicos Federais deliberou pela criação de uma confederação que agregasse todas as entidades de servidores federais.

Assim nasceu a Condsef, já filiada a CUT, possibilitou a organização da categoria em defesa de interesses gerais e específicos. O Sintsef/Ce participou ativamente da criação, enviando aproximadamente 50 delegados para o 3º Congresso.

Roberto Luque, integrante da atual coordenação geral do Sintsef/Ce destaca importantes conquistas desse processo: “Dentre as greves que realizamos, a de 1993 fortaleceu a nossa organização e terminou altamente vitoriosa. Conquistamos a redução das várias tabelas salariais que existiam, para apenas três. Conseguimos unificar em 160% a Gratificação de Atividade Executiva (GAE) para todos os órgãos, garantimos um reajuste de 192% (2% a mais do que pedíamos), e ainda, o PL que originou a Lei 8878/94 que garantiu a reintegração dos demitidos do governo Collor.”

Hoje a Condsef reúne 37 entidades filiadas que representam 80% dos servidores federais no Brasil, sendo a maior entidade representativa da categoria na América Latina. Para Sérgio Ronaldo, atual secretário geral da Condsef, a trajetória da entidade é motivo de grande orgulho. “Desde a nossa criação nos mantemos firmes do lado dos servidores públicos federais, ultrapassando os desafios que os governos federais foram impondo. Esperamos para os próximos 28 anos, a mesma garra, responsabilidade e compromisso para as futuras gestões.” afirmou Sérgio Ronaldo.

Comentários Comentar