15 janeiro 2018

Na luta por democracia confira nova edição do jornal do SINTSEF CE


A mais nova edição do Jornal do SINTSEF foi lançada no último sábado, 13/01/2018, durante a reunião dos delegados Sindicais de Base. Confira editorial e acesse o material completo pelo link aos final da notícia, em destaque um especial sobre as mentiras e verdades dos impactos da reforma da Previdência nos direitos do povo brasileiro.

EDITOTIAL

O Ano de 2018 começou trazendo previsões de muita organização e unidade para as trabalhadoras e trabalhadores no Brasil. Isso porque a conjuntura de retirada de direitos deve permanecer enquanto a aliança golpista entre Michel Temer, Congresso Nacional, judiciário, mídia, bancos e grandes empresários seguir com o mando neoliberal para destruir o Estado Brasileiro.
Desde o golpe na democracia do país, com o impeachment da presidenta Dilma, em 31 de agosto de 2016, medidas como a lei 13.429/17 que permite até a terceirização de atividades fins, a reforma trabalhista, a Emenda Constitucional 95/16 que congela os gastos em investimentos públicos por 20 anos, o fim dos concursos públicos, a diminuição de recursos para políticas de financiamento estudantil (FIES) e políticas de habitação (Minha Casa, Minha Vida) têm cerceado a possibilidade de ascensão que as populações empobrecidas experimentaram nos anos de gestão do Partido dos Trabalhadores.

Enquanto ao povo tudo é negado, aos empresários e banqueiros se oferecem o perdão de multas, refinanciamento de dívidas (REFIS) e isenções fiscais. Tudo com o aval de deputados e senadores, que para impedir que Temer seja investigado por corrupção, trocam seus votos por liberação de verbas parlamentares.
O país vem enfrentando a maior crise econômica da sua história, mas a solução do governo, com o argumento de cortar gastos, só contribui para que a receita caia ainda mais. Em momentos de crise – em que nem famílias e nem empresas têm condições de se endividar – apenas o Estado teria condições de fazer uma política “anticíclica” garantindo os níveis de renda interna, preservando empregos e investimentos.

Entretanto, Temer e seus aliados seguem na contramão do dever do Estado, que deveria ser o bem estar da população, e chancelam acordos como o da Petrobras com investidores norteamericanos, que pagará dos cofres da maior empresa estatal, R$ 10 bilhões, quando a empresa reconhece que o valor desviado foi bem menor, R$ 2,95 bilhões.
Como se fosse pouco, os golpistas também criminalizam os servidores públicos, jogando a população contra os trabalhadores que estão na ponta da promoção da saúde, educação e segurança, entre outros serviços públicos. De um lado, Temer nega o reajuste salarial (com a MP 805/17) e o senado discute o Projeto de Lei 116/17 para acabar com a estabilidade no serviço público. De outro, o presidente ilegítimo gasta altas somas em campanhas publicitárias nas grandes empresas de comunicação, para dizer que servidores públicos são privilegiados e a reforma da Previdência vai resolver o problema do Brasil.

Todos esses ataques estão conformando um verdadeiro barril de pólvora, em que a unidade entre movimentos sindicais, populares, estudantis e a população oprimida detonará um grande processo de mudança. Acreditando nessa força coletiva, o SINTSEF/CE convida suas filiadas e filiados a somar e ser também combustível nas lutas pela democracia e pela garantia dos direitos do povo brasileiro.

Acesse o jornal AQUI!

Comentários Comentar