23 fevereiro 2017

Em Mesa Setorial da Saúde, diretor do SINTSEF/CE cobra mais atenção à saúde indígena


O diretor do SINTSEF/CE José de Assis participou nos dias 21 e 22 de fevereiro, em Brasília, da Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério da Saúde (MSNP/MS). O encontro teve como pauta principal o planejamento das ações da MSNP/MS para 2017, com definição das ações prioritárias dialogando com os eixos: Processo negocial e participação; Saúde do Trabalhador; Comitê de carreira; Educação permanente; Cedência e redistribuição.
Durante a apresentação dos informes da bancada sindical e governamental, o diretor do SINTSEF/CE, que também ocupa a vaga de 1º adjunto da Secretaria de Assuntos Jurídicos, Parlamentares e de Classe da Condsef, destacou a necessidade da CONDSEF participar do Grupo de Trabalho da Saúde indígena.
O GT, organizado pela SESAI/MS, tem por objetivo discutir e apresentar proposta de modelo de contratação da mão de obra para a assistência á população indígena nas aldeias e casas de apoios indígenas. Atualmente, essa mão de obra é contratada por entidades filantrópicas através de convênios com o MS.
A Condsef já protocolou ofício para o Ministro da Saúde solicitando a sua participação. A composição, por membros da Condsef/Fenadsef, será discutida após a definição da participação
José de Assis apresentou também um panorama das condições de trabalho nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) e das Unidades de Assistência á Saúde Indígena, tendo como exemplo o Ceará.
Segundo o diretor, as condições são precárias e é necessário discutir questões como o retorno da discussão sobre a gratificação para os trabalhadores do órgão, carga horária excessiva por parte dos condutores de viaturas na saúde indígena, política de saúde do trabalhador, dentre outros.

Comentários Comentar