15 setembro 2011

Em Pentecoste, direção esclarece dúvidas sobre retirada da VPNI


Cerca de 100 pessoas participaram na tarde desta quinta-feira, 15 de setembro, de reunião no Centro de Pesquisa em aquicultura do DNOCS, em Pentecoste. O encontro, solicitado pela própria base do SINTSEF/CE, através do delegado de base Arlindo Vasconcelos, reuniu filiados do sindicato da base do DNOCS e discutiu um tema muito sério e preocupante para estes e outros servidores: a retirada da VPNI – Irredutibilidade Remuneratória. Praticamente todos os servidores do DNOCS presentes à reunião estão sofrendo com o problema. A questão é que o governo retirou dos contracheques a rubrica conhecida como VPNI irredutibilidade remuneratória, um valor concedido no passado para aqueles que ganhavam menos que um salário mínimo e que constitucionalmente não poderiam vivenciar esta situação. Atualmente, no entanto, o governo entendeu que estes servidores não devem mais receber o referido valor, tendo em vista o fato de seus salários já ultrapassarem o salário mínimo. No entanto, não houve aviso com tempo hábil das pessoas se organizarem – isto é, quem contava com este valor mensalmente e assumiu compromissos financeiros com base nele não sabem o que fazer agora. O SINTSEF/CE já está com ação pedindo a manutenção da VPNI, bem como que os servidores não tenham que fazer devoluções ao erário – outra atrocidade que o governo quer praticar. Infelizmente o único caminho que o sindicato tem é o judiciário.

Paralisia Facial – Por ocasião da reunião, o SINTSEF/CE foi informado de um fato extremamente lamentável. Um dos filiados presentes ficou tão consternado quando recebeu a notícia do desconto que teve uma paralisia facial, um dano provavelmente irreversível. A suspensão da VPNI tem uma insensibilidade enorme, facilmente perceptível na realidade destas pessoas do DNOCS, por exemplo. Este filiados de Pentecoste, em sua maioria, são pessoas já idosas, que gastam grande parte dos seus salários com medicamentos e que tentam viver o seu descanso com dignidade. Ao ter suprimida parte dos seus salários estas pessoas veem-se assustadas

Embora seja difícil para alguns compreender a gravidade disso fica fácil quando tentamos trazer para a nossa realidade: imagine, de repente, ter o seu salário diminuído sem nenhum motivo aparente ou mesmo sem nenhuma falta sua ou ato que levasse a este desconto. Seria difícil para qualquer um.

Participaram da reunião os diretores Luciano Filgueiras, Elias Andrade, Onidracir do Rosário, o integrante do Conselho Fiscal Claudionor Costa, e a secretária jurídica Joyce Torres, que prestou todas as informações.

Comentários Comentar