11 maio 2020

Empregados cobram da Ebserh urgência na solução de problemas ligados à Covid-19


Categoria pede suspensão de negociações do atual ACT durante fase aguda da pandemia com manutenção das cláusulas atuais e quer participação efetiva dos trabalhadores indicados pelos sindicatos nos comitês de crise. Respostas devem vir essa semana

Escrito por Condsef/Fenadsef

Com cerca de 3 horas de duração, Ebserh, Condsef/Fenadsef, sua assessoria jurídica e representantes da Comissão Nacional de Negociação realizaram nessa sexta-feira, 8, a 3a reunião de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2021. Feita por videoconferência, um dos pontos centrais foi a reivindicação da categoria para que soluções urgentes sejam dadas pela Ebserh aos problemas relacionados à Covid-19. Os empregados reportaram a situação na linha de frente no combate à pandemia enumerando as dificuldades que estão sendo enfrentadas para cumprir com as tarefas diárias. A falta de equipamentos de proteção adequados (EPI’s) e a baixa qualidade de alguns desses equipamentos são pontos críticos.

Foram reivindicadas providências imediatas e condições necessárias para garantir o atendimento, proteção correta e também a testagem dos profissionais, considerada insuficiente frente ao crescente número de infectados nos Hospitais Universitários (HU’s) em todo o Brasil. Depois de também cobrar adequação do percentual de insalubridade para o grau máximo, a categoria solicitou a inclusão imediata de representantes dos trabalhadores, indicados pelos sindicatos, nos comitês de crise dos HU’s e no comitê criado na sede da Ebserh.

Desafios e entraves do ACT 2020/2021 já estão no horizonte

Os empregados ainda pediram a suspensão das negociações do ACT 2020/2021 enquanto durar a fase aguda da pandemia. O momento dificulta a garantia de um debate mais amplo com os empregados. Das 65 cláusulas apresentadas na proposta da categoria, a Ebserh apontou 52 como inviáveis. Cinco seriam negociáveis e apenas oito estariam em consenso entre empregados e empresa.

>> Confira aqui íntegra do relatório da 3a reunião do ACT 2020/2021
>> Confira aqui manifestação da Ebserh com relação a proposta dos empregados para o ACT 2020/2021

A Ebserh informou que estão sendo finalizados os procedimentos para conclusão do pagamento da atualização do salários e retroativos referentes ao ACT 2019/2020. O acordo foi homologado após longo processo que envolveu dissídio coletivo e mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Os novos valores devem sair nas prévias desse mês.

Os pontos urgentes levantados pela categoria devem ser respondidos pela empresa até o final dessa semana. Ainda na sexta, 8, o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, fez um vídeo dando informes sobre a vídeoconferência com a empresa.

Assista a seguir:

Comentários Comentar