21 dezembro 2017

Empregados da Ebserh aprovam proposta de ACT 2018/2019 em encontro nacional


Categoria elegeu também comissão que irá representá-la em negociações com a empresa

Terminou nessa quarta-feira o encontro nacional de empregados da Ebserh. Durante dois dias representantes de quinze estados se reuniram na sede da Condsef/Fenadsef em Brasília para discutir e definir a proposta que vai compor o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2018/2019 dos empregados. Com diretrizes centrais definidas e aprovadas a proposta passa por uma adequação técnica que será feita pela assessoria jurídica da Condsef/Fenadsef. A proposta será protocolada junto à empresa até o dia 29 desse mês. No encontro a categoria também elegeu os representantes da comissão dos empregados que vai participar das rodadas de negociação com a Ebserh.

A campanha salarial dos empregados da Ebserh será lançada em todo o Brasil no dia 18 de janeiro. A proposta da categoria é propor que a primeira reunião com a empresa aconteça no dia 23 de janeiro. Vale lembrar que a data base do setor é dia 1º de março. Os objetivos agora estão concentrados em organizar os empregados da Ebserh em torno de avanços em demandas consideradas essenciais, incluindo reivindicações em cláusulas econômicas e sociais. A Condsef/Fenadsef, em conjunto com suas filiadas, também vai buscar unificar o trabalho com as federações que representam médicos e enfermeiros em torno da unidade na defesa das pautas dos empregados.

A categoria deve seguir atenta e acompanhar o processo. Assim que a proposta de ACT 2018/2019 estiver sistematizada divulgaremos amplamente sua íntegra. A Condsef/Fenadsef coloca toda sua estrutura a serviço de mais um importante processo de negociações. Empregados unidos por um ACT que é de todos.

Foto enviada por José de Assis, Escrito por Condsef

Confira documento político escrito ao final do encontro

MANIFESTO AOS EMPREGADOS PÚBLICOS DA EBSERH – Na Campanha Salarial 2018, fortalecer nossa organização independente!

 Acabamos de realizar o Encontro Nacional dos Empregados da Ebserh convocado pela Condsef/Fenadsef e sindicatos gerais a elas filiados.

Durante dois dias, 19 e 20.12.17, discutimos detalhadamente as reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2019.

Foi um Encontro democrático, cada delegado e delegada expressou livremente suas opiniões e, quando necessário, propostas contraditórias se resolveram pelo voto.

Assim deve ser numa entidade sindical que constrói a unidade da categoria, independentemente do gênero, orientação filosófica, opção partidária, raça ou orientação sexual.

Lutaremos pela reposição salarial e por novas conquistas, pelo respeito à data-base, para que as negociações não sejam enroladas, como a empresa habituou-se a fazer!

Iremos na contramão do que foi este ano de 2017, quando um Estado de exceção se implanta no Brasil e o governo joga no lixo direitos trabalhistas históricos e entrega nossas riquezas naturais às multinacionais (petróleo, terra, minerais raros…).

Para aplicar essa política de destruição, é atacada a organização independente dos trabalhadores, como são a Condsef/Fenadsef e sindicatos gerais, que se organizaram historicamente fora do controle do Estado, rejeitando o imposto sindical.

Na dura Campanha Salarial de 2017, conseguimos, ao menos, colocar um freio a essa ofensiva ao preservar praticamente todas as cláusulas sociais e garantir a legislação trabalhista vigente na data base, 01.03.17. Lutaremos para manter essa conquista!

Em 2018, será ainda mais difícil. Por isso mesmo, precisaremos estar mais firmes, unidos, pela democracia, pela defesa das reivindicações e de nossa organização.

Unidade não significa unanimidade, mas sim o respeito ao quadro democrático comum ,construído coletivamente.

Os direitos, que preservamos em 2017, foram resultado da greve de 19 de setembro e não de aventuras oportunistas que semearam a divisão e expuseram setores de nossa categoria à retaliação patronal.

Rejeitamos e condenamos categoricamente atitudes que, de público, atacaram o ACT 2017/2018, aprovado nas assembleias de base, mas, nos bastidores, vieram declarar que é um bom acordo e, malandramente, tentaram assiná-lo.

Nossa Comissão Nacional de Negociação para o próximo ACT está formada. É ela que representa a vontade dos trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh.

Nossas entidades representativas são a Condsef/Fenadsef e seus sindicatos filiados. É essa organização independente que estamos chamados a fortalecer.

Por um 2018 de resistência, de lutas e de vitórias!

Encontro Nacional dos Empregados da Ebserh

Condsef/Fenadsef

Comentários Comentar