07 fevereiro 2020

Empregados públicos seguem apreensivos com o desmonte da Conab


JÁ (divulgamos que o ACT da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) 2018/2019 foi prorrogado pela 6º vez esta semana. O fato está gerando indignação entre as empregadas e os empregados públicos que temem por seus empregos e pela privatização da estatal.

Só em 2019, o governo Bolsonaro fechou 27 armazéns no Brasil e apesar de afirmar que não irá privatizar a empresa, segue desmontando sua estrutura, capacidade de intervenção e fomento de políticas que desenvolvam a circulação da produção agrícola no país. A Empresa tem um papel fundamental de combate à fome, no apoio a agricultura familiar, a pesquisa de tecnologias para a agricultura e no fomento do debate sobre responsabilidade ambiental no Campo.

As frentes de atuação da Conab incluem programas para pequeno e médio produtor, estipulação de preço mínimo e armazenagem; combate a carências alimentares e amparo a desassistidos; cuidado com a dieta da população brasileira e manutenção de estoques.

O governo alega que fechou os armazéns para ‘modernizar a Conab’, entretanto empregados públicos e produtores rurais o acusam de negligência política e mostram preocupação com soberania nacional. Apesar de o governo argumentar que o fechamento propiciará maior investimento nas regiões mais necessitadas, Norte e Nordeste não foram poupadas e também tiveram, juntas, sete armazéns encerrados.

Toda essa situação de insegurança se estabelece dentro de um contexto de desmonte dos serviços públicos e de aumento da pobreza no país. Por isso, o Sintsef Ceará está na luta pela defesa da empresa pública e dos seus trabalhadores, junto com a Condsef/ Fenadsef continua cobrando respostas junto aos gestores e ao governo federal. 

Comentários Comentar