12 dezembro 2011

Encontro no núcleo do Ministério da saúde discute pautas diversas de interesse dos servidores


A cerca de uma semana, a Direção Colegiada do SINTSEF/CE esteve em reunião com integrantes do Núcleo do Ministério da Saúde, em Fortaleza. Na pauta pontos extremamente importantes foram discutidos, dentre eles a questão da contagem do tempo de insalubridade para o abono de permanência, a realização dos exames periódicos dos servidores cedidos, a emissão dos contracheques para a residência dos servidores cedidos, a falta de privacidade dos servidores que procuram a Junta Médica do Ministério e as questões específicas dos servidores do Hospital de Maracanaú.

Contando com a presença de 6 pessoas do núcleo, dos diretores do SINTSEF/CE Adriano Duarte, Edmundo Coutinho, Jucilene de Sousa e Luciano Filgueiras e dos filiados José de Assis e Portácio, a reunião foi bastante produtiva.

Sobre a questão da contagem do tempo de insalubridade para o abono de permanência, o Ministério informou que aguarda nova Instrução Normativa para resolver a questão. Já no que diz respeito aos contracheques dos servidores cedidos, a informação foi de que em 2012 será firmado convênio com os correios para garantir o envio dos mesmos às residências dos servidores. Quanto a junta médica – que estava atendendo mais de um paciente na mesma sala – o núcleo do Ministério reconheceu que o problema é estrutural e garantiu buscar uma alternativa. Em relação aos exames periódicos ficou a cobrança do sindicato para que o Ministério se responsabilize de exigir a realização dos mesmos por parte dos Cessionários – isto é, Estado ou Municípios.

Foram tratados ainda os problemas referentes aos plantões e ponto eletrônico do Hospital de Maracanaú, ficando o Ministério encarregado de agendar reunião com os servidores cedidos àquele município que atuam no local.

Outra reivindicação disse respeito aos laudos de insalubridade dos locais que atuam com a saúde indígena. O Ministério afirmou que há médicos para visitar esses locais e a Secretaria de Saúde Indigena disponibilizou o transporte, caso fosse necessário.

O SINTSEF/CE acompanhará de perto o cumprimento dos encaminhamentos feitos na reunião.

Comentários Comentar