02 maio 2017

“Enquanto houver espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer NÃO…” Nós diremos!


40 milhões de pessoas participaram, em casa ou nas ruas, da Greve Geral do dia 28 de abril. A greve foi a maior dos últimos 30 anos. Estudo da Fundação Getúlio Vargas apresentou que, na internet, a greve geral foi o evento mais comentado da história do Brasil. Jornais do mundo todo repercutiram a paralisação e as manifestações em torno dela. Ainda assim, a mídia brasileira se fez de morta ou tentou, mais uma vez, criminalizar o movimento legítimo da sociedade. Diminuiu o valor de algo que já não tem tamanho: a força do povo!
Em Fortaleza, milhares de pessoas caminharam entre as praças da bandeira e do Ferreira, o SINTSEF/CE estava lá. O comércio inteiro fechou as portas: lojas vazias e ruas cheias! Nem o calor do início da manhã, nem a chuva torrencial do meio do dia assustou os grevistas. O movimento foi forte e resistente.
No interior, houve participação de nossas delegacias sindicais em atos diversos, como do fechamento da BR-116 na altura do KM 156, no município de Russas, Região do Vale do Jaguaribe, além de manifestações em Sobral, Crato, Juazeiro, Itapipoca, dentre outras.
No dia 30, o Ceará foi supreendido pela morte do cantor e compositor Belchior, dele tiramos o título dessa matéria. Nesse momento de resistência precisamos da poesia para nos reabastecermos de luta. Assim fizemos e, no dia 1º de maio, fomos de novo às ruas para dizer não ao sistema capitalista opressor em que nossa sociedade está inserida. As reformas do (des) governo Temer quer liquidar de vez com a massa trabalhadora e neste 1º de maio foi novo momento de dizer: “Enquanto houver espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer NÃO: eu canto”.
Confira imagens na galeria de fotos e em facebook.com/SINTSEFCE

Comentários Comentar