28 novembro 2018

Fenadsef e filiadas em defesa da Conab


A FENADSEF, por meio da Comissão Nacional de Negociação do ACT CONAB 2017/2019, vem publicizar que o Conselho de Administração da Conab – CONSAD, juntamente com a Diretoria Executiva da empresa, constituiu uma comissão com o propósito de diagnosticar e propor alteração da estrutura organizacional da Conab, tendo como proposta o enxugamento do quadro funcional, com a provável regionalização das Suregs.

Em tempos conturbados, são os nossos princípios que devem definir nossas prioridades, os valores que devem embasar a CONAB se confundem com o reconhecimento de seu papel de transformação social, sobretudo na vida de tantas pessoas cerceadas de direitos e oportunidades que assistimos. Acima do lucro, da balança favorável, dos elevados índices econômicos, está a possibilidade de garantir segurança alimentar, trabalho digno, a melhoria da qualidade de vida, e o desenvolvimento humano, interferindo positivamente na vida de tantos homens e mulheres do campo que resistem às adversidades cotidianas, animados pela compreensão de seu papel fundamental no abastecimento de nossas casas com o alimento de cada dia.

Defendemos que é uma cegueira achar que a Conab não trás lucro social, que medidas que enfraquecem a sua sustentabilidade refletirão numa economicidade com vista a redução dos gastos. Muito pelo contrário. A diminuição do papel social da Conab como executora das ações sociais causaria um retrocesso à política de inclusão social e agravaria ainda mais a desesperança do pequeno agricultor, e provocaria o desanimo do corpo funcional, que, sem dúvida, resistirá ao lado dos movimentos sociais que não hesitarão em defender suas conquistas.

Enfraquecer a CONAB com ações desmedidas, não é a melhor solução. Racionalizar os recursos é uma medida necessária para uma gestão eficiente, inclusive modernizar a companhia também é pensar na eliminação de cargos de contratos especiais, bem como de diretorias desnecessárias. Essa racionalização passa longe de ações como cortes de benefícios, sucateamento de Armazéns, e diminuição do seu quadro funcional. Precisamos fortalecer os nossos programas como: estoque regulador, distribuição de Alimento (cestas básicas), Programa de Garantia de Preço Mínimo – PGPM e PGPM-BIO. Coadunar com tal pensamento reducionista nesse momento é ignorar os valores e princípios que nos fazem resistir, é distribuir desigualmente o ônus social.

Nesse diapasão, visamos apenas exercer com dignidade e respeito a missão atribuída a Conab, que é: “Contribuir para a regularização do abastecimento e garantia de renda ao produtor rural, participando da formulação e execução das políticas agrícola e de abastecimento”.

De acordo com a realidade de cada local, recomendamos a realização de atividades de discussão, agitação e propaganda como distribuição desse Manifesto, reuniões, assembleias, atos públicos, sempre que possível envolvendo parlamentares e movimentos sociais ligados às atividades da CONAB.

ACT CONAB 2017/2019

Comissão Nacional de Negociação da FENADSEF

O Sintsef/Ce está na organização da atividade em Fortaleza. Participe! É hora de organizar a resistência.

Comentários Comentar