17 outubro 2012

Fiscais ambientais do IBAMA/CE reclamam da falta de condições de trabalho


No início deste mês de outubro, o SINTSEF/CE reuniu-se com os fiscais ambientais do IBAMA/CE sobre questões que envolvem as condições de trabalho no órgão. Os diretores Luciano Filgueiras e Maria José Colaço estiveram no órgão no dia 1º ouvindo as demandas dos trabalhadores. As reclamações são sérias e compromentem o dia-a-dia dos servidorers. Dentre elas destacamos: 1. A sala de trabalho é pequena para comportar um número significativo de fiscais quando estão em atividades internas. O pouco espaço dificulta a concentração para produção de relatórios e organização de suas atividades de campo;  2. No mesmo sentido os servidores reclamam de poucos computadores em relação ao número de fiscais e da insuficiência de armários para acomodar o material de trabalho. Há ainda questões referentes a precariedade das instalações elétricas da sala e do aparelho de ar condicionado que emite altos ruídos, o que poderá ocasionar problemas de saúde.
Na ocasião foi encaminhado que o SINTSEF/CE marcasse uma reunião com superintendente do IBAMA/SUPES/CE para apresentar as reclamações dos fiscais e solicitar providências para solucionar os problemas.
A reunião com o superintendente do IBAMA/SUPES/CE,  José Wilson Uchoa do Carmo e sua substituta Inês Spíndola, aconteceu no dia 4 de outubro. Novamente estiveram presentes os diretores que haviam se reunido com os fiscais. O coordenador geral do SINTSEF/CE, Luciano Filgueiras explanou, com a ajuda da diretora e servidora do IBAMA Maria José Colaço, a situação dos fiscais, ressaltando as más condições de trabalho.
O superintendente informou que, no momento, não havia condições de transferir os fiscais da sala atual para outra sala, por não haver local disponível na SUPES/IBAMA.  Porém, acrescentou que há um projeto de construção de um anexo para acomodar os servidores. O SINTSEF/CE apresentou a proposta dos fiscais de ocuparem a sala vizinha, pertencente ao Grupo vocal ECOAR (coral) que estava em desuso. O superintendente porém informou que os trabalhos do coral irão ser retomados. Em relação às condições da atual sala, o superintendente comprometeu-se de verificar as instalações elétricas e providenciar armários. Quanto aos computadores e aparelhos de ar condicionado Wilson informou que o IBAMA, no âmbito estadual, está sem recursos, mas que o processo de licitação nacional para aquisição de equipamentos já está encaminhado.
No dia 8, o SINTSEF/CE repassou as informações da reunião para os fiscais. Ficou acordado o aguardo das providências em relação às instalações elétricas e à aquisição de armários e a continuidade da cobrança dos outros itens de melhores condições de trabalho.

Comentários Comentar