31 março 2017

I Encontro do Coletivo de Mulheres


Com auditório cheio, ocorreu na tarde de ontem, 24, o I Encontro do Coletivo de Mulheres do SINTSEF/CE. Entre palestras e debates as mulheres que farão parte dessa equipe de luta, compartilharam experiências e discutiram o seu papel em frente aos manifestos sociais.
Com a presença de representantes da CUT, Condsef e entidades sindicais, as mulheres presentes, falaram sobre as desigualdades ainda encontradas dentro dos espaços de trabalho e de diversas formas de violência que sofrem ou acompanham.
Nilze Maria Costa e Silva, integrante do Conselho fiscal do SINTSEF/CE e veterana na luta feminista no Ceará, fez uma intervenção sobre a importância da mulher na organização da luta sindical e social. Nilze também destacou a Lei Maria da Penha e seus ganhos.
A batalha contra o governo golpista de Temer e suas ações de massacre da classe trabalhadora, como a terceirização e as reformas da previdência e trabalhista, também foram lembradas, destacando os danos que trarão às mulheres.
Na fala de abertura, a diretora Constância de Souza destacou a ideia do Coletivo de Mulheres: “Aproveitando as comemorações do mês da mulher e diante de tantos ataques a nós, mulheres trabalhadoras, o SINTSEF/CE, ao lado da CUT/CE, planta a primeira semente do Coletivo de Mulheres de nossa entidade. Desejamos que este seja o espaço de ideias, discussões e lutas. O espaço onde mulheres se unam por uma causa única: nós mesmas. As bandeiras próprias de nossas batalhas, impressas em uma luta que só quem é mulher sabe como funciona. Luta que vai além de flores, de chocolates, mimos e presentes. Sejamos feministas de verdade. Por que ser feminista nada mais é que querer, de fato, que a mulher seja, antes de qualquer coisa, um ser humano.”
A Direção Colegiada compareceu ao encontro, que teve como idealizadora a coordenadora Flávia Sabóia, já integrante do coletivo de mulheres da CUT/CE. A diretora Conceição Moreira apresentou uma homenagem redigida por Geraldo Costa, integrante do Conselho Fiscal do sindicato.
Outros encontros acontecerão em breve para que seja definida a composição do Coletivo e sua metodologia de trabalho. Participe!

Comentários 1 comentário

  • GERALDO COSTA15/01/2018Responder
    geraldopcosta@yahoo.com.br
    A MULHER NADA MAIS É DO QUE UM SER HUMANO RESPONSÁVEL PELA EXISTÊNCIA DE TODOS OS SERES QUE POSSAM EXISTIR NO PLANETA. SEM ELA, NADA PODERIA TER SIDO FEITO. POR ISSO EU ESTOU CONVENCIDO DE QUE AS MULHERES TERÃO QUE SER AJUDADAS PARA QUE ELAS AVENCEM EM DIREÇÃO AS MUDANÇAS QUE O MUNDO E MUTIO O BRASIL ESTÁ PRECISANDO.