04 maio 2018

Mais de 20 categorias do Executivo Federal participaram de Encontros Setoriais da Condsef


Ontem, 03/04, aconteceu em Brasília – DF, os encontros setoriais convocados pela Condsef/Fenadsef, onde participaram representantes da maioria do Executivo em todo o Brasil. O Sintsef Ceará enviou 12 representantes escolhidos em assembleias conforme o critério de representação setorial: Andrea Quintela; Elizeu Lima; Lucinea Oliveira Pires; Anna Lúcia Oliveira e José Afonso Barbosa; José Amorim, José Hélio Alves e Sandra Lúcia; Francisco de Assis e Francisco Flávio; José Murilo Maciano e Lucy Gomes e mais 3 integrantes da Direção Colegiada que compõem a direção nacional da Condsef: José de Assis, Adriano Duarte e Luiz Carlos Macêdo.

Diante do golpe na democracia vivido no Brasil e da precarização dos servidores e do serviço público, o momento é de análise da conjuntura no plano nacional e nos estados para planejamento das ações dos próximos períodos. A Condsef/Fenadsef esteve no Ministério do Planejamento novamente na última semana e mais uma vez os representantes do governo apontaram a Emenda Constitucional (EC) 95/16 como empecilho para o atendimento de reivindicações com qualquer impacto orçamentário. Dado recentemente divulgado mostra que o investimento público no Brasil atingiu seu menor nível em 50 anos. O engessamento de investimentos no setor público preocupa.

Entre os Encontros Setoriais,  o de servidores da Saúde realizou um amplo debate sobre as mais diversas demandas do setor, visando formar um plano de luta para o seu fortalecimento em 2018 e nos próximos dias. Dentre os pontos destacados durante o encontro, estão: planos de saúde de autogestão; revogação da EC 95; aposentadorias; o fortalecimento dos RH do ministério da saúde para melhorar o atendimento às demandas dos trabalhadores; o fortalecimento das mesas de negociação nos Estados; concursos públicos; convocação, pela Condsef no segundo semestre deste ano para o Encontro Nacional dos Servidores da Sesau; a implementação nos estados e municípios o protocolo número 008/11, da mesa nacional de negociação permanente que institui a política nacional de saúde do trabalhador do SUS; a criação da Secretaria de Saúde do Trabalhador, dentre outros pontos.

Além dos Encontros Setoriais, os servidores participam também da Plenária Estatutária da Condsef/Fenadsef, que teve sua abertura transmitida pelo Facebook, ontem à noite e segue até domingo, 06/05.

Comentários Comentar