29 agosto 2018

Ministério da Saúde: Terceirizações e falta de concursos públicos prejudicam servidores


A crescente terceirização no Ministério da Saúde (MS) segue na pauta do Sintsef/CE. Com a grande quantidade de servidores se aposentando, a contratação de funcionários terceirizados aumentou significativamente. Em matéria publicada na edição de 12 de julho de 2018, do Diário do Nordeste, Adriano Duarte da Coordenação Geral do Sintsef/ CE, falou sobre os impactos da falta de concursos públicos nos órgãos federais do Ceará. “O prejuízo vem sendo amargado, por cerca de 16 mil servidores, dos quais metade está na ativa e o restante corresponde a aposentado e pensionista.”

No Ceará, os processos para aposentadoria dos servidores do MS estão atrasados. Há apenas duas pessoas trabalhando na análise e emissão de documentos de licenças-prêmio, férias e outros. O Sintsef/ CE tem realizado reuniões para pressionar a Superintendência Estadual para que esta e outras situações sejam resolvidas, mas a falta de experiência do gestor indicado pelo golpista Michel Temer preocupa os servidores.

Durante o Encontro Nacional do Departamento de Saúde, realizado pela Condsef/Fenadsef, em maio deste ano, foi encaminhado que os sindicatos façam um levantamento do RH da área administrativa do Ministério da Saúde/Funasa/ Sesai, a fim de conhecer o quadro atual, para pensar qual deve ser o ideal. Em seguida, a ideia é pressionar o governo pela recomposição do órgão, com esforços para reformulação de políticas e concursos públicos.

Esta é uma das matérias que saíram na edição de agosto do Jornal do Sintsef/CE. Para acessar o jornal na íntegra e conferir as edições anteriores, clique aqui.

Comentários Comentar