13 novembro 2012

Não se confunda com as notícias: reajuste dos servidores federais em 2013 será de 5%, conforme acordado


Alguns jornais tem publicado que os servidores federais apenas terão reajuste em 2014, o que tem confundido a cabeça de algumas pessoas. Na verdade, conforme acordo feito com o governo no final da greve unificada em agosto último, o percentual de 5% será concedido para os servidores federais em 2013, 2014 e 2015. Este percentual está garantido no relatório preliminar do projeto de lei do Orçamento de 2013, entregue pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) no final de outubro.
O que as matérias tem dito é que não haverá reajuste, pelo menos em 2013, além deste previsto, isto é, além dos 5% já acordados. Portanto, os servidores que fizeram acordo este ano com o governo não vão ficar sem reajuste em 2013, segundo o relator, reajuste além do previsto depende de negociação com a União.
Para dez categorias que não fecharam acordo após a greve, dentre elas Polícia Federal, servidores do Incra, do Banco Central e da Receita Federal, terão as negociações retomadas no início de 2013, a informação é do secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça.
Mendonça afirmou também que houve problemas no pagamento de muitos grevistas, por isso haverá uma folha suplementar para o pagamento dos 69 dias parados, conforme acordo relativo à reposição das faltas.
O secretário afirmou também que duas prioridades do governo Dilma é a regulamentação do direito de greve e a institucionalização das negociações, para dar mais segurança ao governo e aos servidores. “Ninguém pretende restringir nada”, disse Mendonça.

Comentários Comentar