27 setembro 2019

Nova proposta para ACT 2019/2020 é apresentada pela EBSERH


A Direção Colegiada do Sintsef/CE participou na última terça-feira (24) de mais uma reunião da Condesef/Fenadsef e Comissão de Empregadas e Empregados públicos com a direção da EBSERH para discutir o ACT 2019/2020. O encontro aconteceu no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. A negociação se estende desde março e permanece difícil, mas depois de muita conversa a empresa sugeriu a manutenção da Cláusula 15ª do atual ACT, que se refere a:

– 70% do INPC;

– 100% do retroativo a data base;

– Sem reajuste nos benefícios;

– Manter a cláusula atual do feriado; 

– Modificar a cláusula de acompanhamento familiar, onde, os plantonistas só poderão utilizar em caso de urgência e emergência; 

– 1 dia de abono. 

A proposta será levada para discussão em assembleias com as trabalhadoras e os trabalhadores da Ebserh nos estados até o dia 3 de outubro, tendo-se em vista o prazo de resposta dado pelo Tribunal. Se proposta da empresa não for aprovada pela categoria, o processo seguirá ajuizamento de  dissídio coletivo de natureza econômica. Caso o dissídio aconteça, o ACT atual, que tem validade até dia 30 de outubro, será prorrogado até o fim do julgamento, desde que não haja greve dos trabalhadores.

O Sintsef/CE segue participando das negociações. A assembleia em Fortaleza acontecerá no dia 30 de setembro, 9h, na sala C da biblioteca do complexo hospitalar da Universidade Federal do Ceará. Para acessar o relatório completo da audiência bilateral com o TST, clique aqui.

Comentários Comentar