14 agosto 2019

Olha Brasília está florida, estão por lá as Margaridas


Mais de 100 mil mulheres de todo o país participaram da 6º Marcha das Margaridas, em Brasília, reivindicando soberania, justiça social, democracia e o fim da violência no Brasil. As mulheres do Sintsef participaram da atividade pela primeira vez da mobilização.

Realizada desde os anos 2000, A Marcha das Margaridas está na sua 6ª edição teve sua culminância nos dias 13 e 14 com diversas atividades em Brasília. A mobilização começou desde o inicio do ano e foi comandadas pelas mulheres trabalhadoras organizadas rurais, do campo, das florestas e das águas. Com o lema “Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça social, igualdade e livre de violência”, a mulherada tem organizado nos estados atividades de formação, articulação e denúncia de violação de direitos.

No Ceará, foi a primeira vez que o Sintsef participou da Marcha. Além de marcar presença nas atividades estaduais, 13 filiadas servidoras federais viajaram com a caravana do Ceará que levou 33 ônibus ao Distrito Federal, mais quem conseguiu viajar de avião, um total de 2 mil pessoas. Outra novidade para este 2019 foi a adesão das mulheres indígenas que uniram forças na construção dessa grande mobilização.

 

A escolha por marchar em Brasília possui um forte valor simbólico. As Margaridas levam para o centro da política no Brasil, a mensagem sobre a importância do trabalho exercido pelas mulheres, ainda invisibilizado. Elas reafirmam aos parlamentares e ao Presidente o dever de assegurar direitos, justiça social e igualdade, ao povo e principalmente às mulheres e às populações negras, que enfrentam intensamente os efeitos das desigualdades, da fome e da violência

Margarida Alves
A marcha carrega o nome de Margarida Alves, agricultora paraibana cujo assassinato cometido por um latifundiário permanece impune até hoje, 36 anos depois de sua morte. Antes de morrer, Margarida afirmou preferir morrer na luta do que morrer de fome.
Pautando questões de gênero, meio ambiente e a reforma da Previdência, a Marcha das Margaridas acontece em um momento de resistência histórica, contra os desmontes das políticas de desenvolvimento rural, de cerceamento dos direitos das populações tradicionais, de aumento de desemprego, dos cortes na educação pública e contra a reforma da Previdência.

Confira o vídeo de chamada a participação na Marcha das Margaridas 2019

As fotos na matéria foram enviadas pelas Mulheres do Sintsef Ceará na Marcha das Margaridas.

Comentários Comentar