06 julho 2011

Para vencer é preciso lutar


O dia hoje foi de mobilização dos servidores federais em todo o país. A ideia central do movimento era reunir o máximo de servidores em manifestação para pressionar o governo em torno dos eixos da Campanha Salarial 2011.

Em atos unificados, os sindicatos que representam a categoria dos servidores públicos federais, organizaram a pressão que deveria chegar à Brasília, onde o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, reunir-se-ia com as entidades do serviço federal, na tarde de hoje. A reunião, no entanto, em mais uma demonstração de descaso foi adiada para amanhã.

Mesmo assim, o movimento de luta seguiu por todo o país. No Ceará, uma ato reuniu cerca de 100 pessoas em frente ao Ministério da Saúde, no centro de Fortaleza. Com falas contundentes e palavras de ordem os presentes manifestaram seu descontentamento com o governo e a necessidade de lutar pelos eixos das campanhas salariais, principalmente o que pede política salarial com reposição da inflação e data base definida em 1º de maio.

No entanto, diante da quantidade de servidores públicos federais no estado do Ceará a presença foi muito pequena. Assumindo a mea culpa, a mobilização dos sindicatos podia ter sido melhor. SINTSEF/CE e SINPRECE, entidades que estavam a frente do ato, divulgaram em seus canais de comunicação a manifestação. Também nos meios de comunicação de massa houve divulgação: nota foi publicada no jornal Diário do Nordeste de segunda-feira e nas rádios Am do Povo e 810 (Verdes Mares). Percebemos que para o próximo evento precisamos ampliar essa divulgação. Porém, o servidor também precisa lembrar que sem luta não há vitória.

Em sua fala, o coordenador de formação política do SINTSEF/CE, Rufino Linhares, destacou a necessidade urgente de unificação das entidades dos servidores federais. Essa unidade é que fortalece a luta, afirmou. Além dele estiveram presentes os diretores Adriano Duarte, Onidracir do Rosário, Francisco Gonçalves e Enoque de Lima. Também os membros do Conselho Fiscal Claudionor (Pará) e Teles.

Mas a reflexão ficou por conta da diretora do SINPRECE, Maria Lúcia. Com descontração ela começou a falar afirmando não ser sindicalista, mas sim estar sindicalista, pelo fato de não ter história no movimento sindical. Mas a história se faz a cada dia e sua fala hoje deve entrar para história. Maria Lúcia destacou com muita ênfase que é preciso que o servidor participe de atos como o que ocorreu neste dia 5. Que só essa participação é capaz de garantir a vitória do todo, isto é, o servidor precisa de mobilização, união, força.

Afinal, como diz o título deste texto: Para vencer é preciso lutar.

Comentários Comentar