24 agosto 2018

Plataforma das Mulheres da CUT será lançada no Ceará no dia 24 de agosto


Fortaleza será segunda capital brasileira a lançar o documento, que possui quatro eixos com propostas que dialogam com os problemas enfrentados pelas mulheres trabalhadoras no cotidiano

Dialogar e responder a problemas com os quais as mulheres trabalhadoras e sindicalistas se deparam no cotidiano de trabalho e de vida. Essa é a ideia do conjunto de propostas da Plataforma das Mulheres da CUT para as Eleições 2018, que vai ser lançada na próxima sexta-feira (24 de agosto), na sede da CUT-CE, em Fortaleza. Com elas, a Central almeja dar voz a pautas específicas desse segmento durante o período de debate sobre o projeto de desenvolvimento que a classe trabalhadora quer para o Brasil. O documento será lançado às 15 horas, com a presença da vice-presidenta nacional da CUT, Carmem Foro, e da secretária nacional de Relações do Trabalho da Central, Graça Costa.

Organizado pelo Coletivo Estadual da Mulher Trabalhadora, o lançamento também será um momento de debate envolvendo as participantes e as dirigentes nacionais CUTistas convidadas. A Plataforma deve funcionar como um guia para debate com as candidaturas comprometidas com a retomada de uma agenda propositiva de políticas públicas para as mulheres. “A ideia é também consolidar esse documento na construção da igualdade entre os sexos em todas as esferas da vida pública e privada”, explica a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-CE, Ozaneide de Paulo.

A Plataforma está organizada em quatro eixos: Igualdade e não discriminação no trabalho; A Violência contra a mulher não é o mundo que a gente quer; Política de cuidados e de responsabilidades domésticas e familiares compartilhadas; e Direitos sexuais e reprodutivos. “A ideia é que esse documento promova debates com as candidaturas comprometidas com uma sociedade mais igualitária”, diz Ozaneide. A dirigente orienta, ainda, as sindicalistas CUTistas a debaterem o conteúdo da Plataforma com as mulheres de suas bases de representação e com os dirigentes sindicais de suas organizações.

Pela retomada do estado democrático de direito

A partir do golpe contra a presidenta legitimamente eleita, Dilma Rousseff, em 2016, uma nova orientação política, econômica e social começou a ser implementada por Michel Temer e seus apoiadores. A principal é a redução do papel do Estado como instrumento de distribuição de renda e promotor de um desenvolvimento mais igualitário. Exemplo disso ė o redução ou esvaziamento das políticas públicas com forte incidência sobre a vida das mulheres, sejam elas do campo ou da cidade, brancas negras ou indígenas.

As pautas apresentadas na Plataforma enquadram-se dentro de uma perspectiva da retomada do estado democrático de direito. E mais ainda: da anulação das medidas do golpe, na revogação da reforma trabalhista e da lei que trata da ampliação da terceirização e pela implementação de um modelo de desenvolvimento com inclusão social para todas as pessoas, especialmente as mulheres.

Plataforma das Mulheres da CUT para as Eleições 2018 já foi lançada no Rio de Janeiro e, além do Ceará, os próximos estados a lançarem o documento serão Paraná, Rondônia, Paraíba e Pernambuco.

SERVIÇO:

Lançamento da Plataforma das Mulheres da CUT para as Eleições 2018

Quando: dia 24 de agosto (sexta-feira)

Horário: 15 horas

Local: sede da CUT-CE (Rua Solon Pinheiro, 915 – José Bonifácio – Fortaleza)

Venha, participe!

#JuntasSomosMaisFortes

#MulherTrabalhadoraNasEleições2018

Matéria escrita por Assessoria de Comunicação da CUT-CE para o portal da CUT-CE.

Comentários Comentar