09 fevereiro 2017

Servidores do IBAMA Aracati lutam pela manutenção do funcionamento da unidade


Os coordenadores do SINTSEF/CE Roberto Luque e Ednir Lima estiveram ontem, 8, reunidos com os servidores do IBAMA, na Unidade de Aracati, com a presença do superintendente do órgão no Ceará, Carlos Alexandre Gomes de Alencar para discutir a determinação de fechamento daquele escritório.
Na reunião, o chefe do escritório, José Gomes Sobrinho, fez um resumo das atividades da unidade, demonstrando com clareza sua importância para o meio ambiente na região que abrange.
O Ibama Aracati é responsável, em parceria com outras entidades, por diversas atividades, das quais destacamos: controle da pesca marítima (peixes, crustáceos, especialmente a lagosta) no Vale do Jaguaribe; fiscalização do destino dado a embalagens de agrotóxicos no complexo irrigado de Russas; fiscalização da ocupação da faixa litorânea por construções voltadas ao turismo; controle da carnicultura nas margens do Rio Jaguaribe, o que contribui para o seu assoreamento etc.
Em sua área de atuação estão 22 municípios, quatro tipos de biomas e várias comunidades que sobrevivem principalmente da exploração de recursos naturais.
Tudo isso demanda educação ambiental, fiscalização, acompanhamento de processos jurídicos e outras ações que vem sendo, ao longo de quase 30 anos, desenvolvidas pelo Ibama de Aracati com dedicação e superação dos problemas surgidos.
Dessa forma, os servidores daquele local de trabalho apelam para que a superintendência do órgão no Ceará interceda junto à presidência do Ibama para reverter a desativação da unidade.
Entenda – Foi publicada no Diário Oficial da União de 8 de dezembro de 2016, a portaria nº 36, de 7 de dezembro de 2016, que determina, dentre outras questões, a desativação das unidades do Ibama de Aracati e Sobral, no Ceará. Portaria semelhante, a de nº 31, de 29 de setembro de 2016, fez o mesmo com as unidades de Crato e Iguatu. Outros estados também tiveram unidades fechadas. Cada local de trabalho tem suas particularidades, no entanto, de forma geral, é possível perceber o desmonte proposto ao Ibama.
O SINTSEF/CE acompanhará de perto o desenrolar desta questão, apresentando seu apoio incondicional aos servidores do órgão, inclusive divulgando ao máximo essa determinação, especialmente com a população da região, para juntos pressionarmos o governo contra a medida. O encontro foi articulado pela Delegacia Sindical do Vale do Jaguaribe (DSVJ) que participará ativamente do apoio aos servidores da unidade.

Comentários Comentar