28 fevereiro 2012

Servidores fazem cerco a deputados na busca de apoio para derrubar o PL 1992/07


Nesta terça-feira, 28, os parlamentares que chegaram a Brasília para iniciar a semana de trabalhos no Congresso Nacional foram recebidos por representantes das 30 entidades nacionais que compõem a Campanha Salarial 2012 em defesa dos servidores e serviços públicos. Às 6h30 eles começaram um trabalho corpo a corpo, no Aeroporto Internacional de Brasília, buscando apoio contra o projeto de lei (PL) 1992/07, que propõe a criação de uma previdência complementar para os servidores. Na atividade os manifestantes vestem uma camiseta branca com um símbolo contrário ao PL 1992/07. Aos parlamentares foram distribuídos panfletos e uma carta apontando 13 motivos para que os parlamentares votem contra a privatização da previdência dos servidores. Do aeroporto os servidores seguiram para o Congresso Nacional onde conversaram com mais alguns parlamentares e no início da tarde aguardavam uma reunião da bancada do PT, para tentar o apoio do partido.

Caso a matéria não seja votada nesta terça como esperado, o Fórum Nacional de Entidades unidas em torno da Campanha Salarial 2012 também está pronto para realizar o trabalho de pressão com a mesma intensidade na quarta, 29. A concentração da categoria é grande para combater o forte lobby que o Executivo tem feito dentro do Congresso para aprovar o PL 1992/07.

Na pauta do Congresso desde 2007, o cenário da crise mundial é a mais nova desculpa que vem sendo usada pelo governo para aprovar alterações nas regras de direitos de aposentadoria dos servidores.

Além de penalizar futuros servidores, os atuais não estão fora de risco. Com a aprovação do PL, para ter direito a qualquer valor acima do teto fixado pelo INSS em cerca de R$ 3.900, o servidor teria que buscar adesão, facultativa, à uma fundação de direito privado.

Sobre a intenção do governo, especialistas alertam que entregar a administração de aposentadorias públicas nas mãos da iniciativa privada, além de ferir direito constitucional dos servidores, não resolve o problema do déficit da Previdência. Trocando o certo pelo duvidoso, servidores que recorressem a esta entidade de direito privado teriam que aderir a um plano de contribuição certa, mas de benefício incerto, que variará de acordo com as reservas acumuladas no período de contribuições.

Para impedir que o governo passe seu rolo compressor nos trabalhadores, uma nova onda de pressão deve tomar conta do Congresso. A unidade e pressão da categoria serão determinantes para derrubada de projetos que ameaçam direitos e elevam servidores a condição de vilãos de problemas que tem raiz na má administração do governo.(Fonte: CONDSEF)

Comentários Comentar