30 julho 2012

Servidores Federais em greve percorrerão ruas de Fortaleza em manifestação nesta terça-feira, 31 de julho


Acontece nesta terça-feira, 31 de julho, organizado pelo Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Federais e apoiado pelas centrais sindicais, o Dia Nacional de Luta dos Servidores Federais, com várias manifestações em todo o país.

Em Fortaleza, os servidores federais em greve, tanto da capital quanto do interior, reúnem-se no Pátio da Reitoria da UFC (Av. da Universidade) às 8h e de lá saem em marcha pelas ruas do centro de Fortaleza. A primeira parada está prevista para acontecer na Praça Clóvis Beviláqua (Pç da Faculdade de Direito ou Pç da Bandeira), onde haverá um momento de apresentação da realidade dos servidores para a população transeunte. Em seguida os servidores seguirão até a Praça do Ferreira, onde farão a culminância da manifestação com um ato público.

Com o lema “Chega de Enrolação: Negocia Dilma”, os servidores irão às ruas com faixas, bandeiras, camisetas, apitos e muitas palavras de protesto, exigindo do governo federal uma resposta definitiva para a pauta de reivindicações da categoria, que já foi novamente entregue ao governo na última semana.
O dia 31 foi o prazo que a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento apontou como provável para apresentar respostas concretas do governo à pauta dos servidores. No entanto, hoje, dia 30, o Ministério enviou um ofício à Condsef suspendendo as reuniões com a categoria sobre a pauta de reivindicações geral, previstas para esta semana.

A data (31 de julho) havia sido acordada como prazo final para apresentação de uma proposta, a fim de que os servidores tivessem tempo suficiente para analisá-la.. Isso porque após 30 de agosto já não será mais possível modificar a previsão orçamentária para 2013.

Em greve – No Ceará estão em greve os servidores do INCRA, das Agências Reguladoras (ANTT, ANVISA, ANATEL, DNPM, ANAC, ANS e ANP), administrativos e professores da UFC e do IFCE e alguns grupos do Ministério da Saúde (Núcleo e agentes de endemias dos municípios do Sertão Central, de Sobral, Camocim e Maciço de Baturité). Em todo o país 29 setores do funcionalismo estão em greve.

Valorização – Os servidores federais, que seguem em greve lutando por melhores condições de trabalho e valorização da categoria, escolheram a data como forma de pressionar e sensibilizar o governo para a situação enfrentada pelos trabalhadores do setor.
As demandas dos servidores federais são, em linhas gerais, recomposição salarial, extensão do plano de carreira estabelecido pela Lei 12.277/2010 a todos os servidores, ampliação de auxílio-alimentação e saúde, e realização de concurso público.

Governo suspende reunião com servidores federais em greve (Clique e leia matéria completa na Agência Brasil)

Comentários Comentar