24 abril 2019

Sintsef completa 30 anos de história, força e luta pelos direitos dos trabalhadores do serviço público federal


Nas tantas batalhas, greves que mostraram a força da luta sindical, defesa do serviço público, conquistas de reajustes, de planos de carreiras e gratificações, o que sempre esteve presente foi a garra dos servidores públicos federais do Ceará. Essa é a razão de existir do Sintsef que em 2019 completa 30 anos homenageando os filiados e as filiadas pelo compromisso e disposição empenhados na luta por justiça social e em defesa da classe trabalhadora.

Em 16 de abril de 1989, filho da redemocratização e da livre organização sindical, nascia o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Ceará, durante o I Congresso Estadual da Categoria. Com muitas dificuldades de estrutura, começou se reunindo na sede do Sindicato dos Bancários, no Prédio onde hoje funciona o Sine IDT ou mesmo nas salas da Universidade Federal do Ceará.

Greves, embates com a polícia e grandes manifestações marcaram toda a década de 1990. Nos governos de Fernando Henrique Cardosos (FHC), as políticas neoliberais se intensificaram e os trabalhadores passaram a sofrer com as privatizações e o endividamento do País. Reformas administrativa e previdenciária foram apresentadas no Congresso Nacional, bem como o reajuste salarial e a data base foram negados aos servidores federais pela primeira vez em 1996.

No início dos anos 2000, a crise provocada pelas políticas de FHC se aprofundam, assim como a desigualdade social o que levam a população a eleger o primeiro presidente vindo da classe  trabalhadora, Luís Inácio Lula da Silva, em 2002. Infelizmente, para governar, o presidente do povo precisou fazer muitas concessões e alianças que prejudicaram os trabalhadores. Atento a essa conjuntura, o Sintsef não fugiu à luta e organizou grandes greves como a de 2005.

O Sintsef novamente não fugiu à luta durante os governos de Dilma Rousseff e em conjunto com os demais servidores públicos federais, participou da greve nacional de 2015. A negociação que resultou na incorporação da gratificação de desempenho representou uma importante conquista foi nesse momento. Antes, ao se aposentar a grande maioria dos servidores federais só levava o valor correspondente a metade da gratificação de desempenho. Com a nova regra, o servidor levará para a aposentadoria a média dos últimos cinco anos em que esteve na ativa. Uma regra que foi implantada em três etapas, sendo totalizada em janeiro deste ano.

Sempre combativo, na última década, o Sintsef tem acompanhado a ascensão de novas forças neoliberais na política e na economia que culminaram no golpe vivido na democracia brasileira com o impeachment de Dilma em 2016. Com a chegada do presidente ilegítimo Michel Temer ao executivo federal, novas batalhas contra o desmonte dos serviços públicos, a reforma trabalhista e a reforma da previdência agendaram as ações de luta dos servidores federais.

No atual governo de Jair Bolsonaro, a luta sindical continua a denunciar o desmonte do serviço público, as tentativas de criminalizar os movimentos sociais e de acabar com a soberania do país . O Sintsef segue em defesa da democracia, do direito à aposentadoria e do serviço público, contra a MP 873 que ameaça diretamente todas as entidades sindicais. São 30 anos participando das lutas, da política e da construção do país. Ainda que o futuro pareça desafiador, a experiência nos embates contra Sarney, Collor,  FHC e outros momentos de resistência iluminam nosso horizonte e alimentam a esperança na luta sindical. Os governos passam e os servidores permanecem, também passará Bolsonaro e fortalecendo a luta da classe trabalhadora também vamos vencer mais esse desafio!

Comentários Comentar