17 dezembro 2018

Sintsef se prepara para escolher a direção que enfrentará Bolsonaro


As eleições sindicais serão nos dias 4 e 5 de fevereiro, a nova diretoria tomará posse em 13 de março de 2019

No ínicio de 2019, as filiadas e os filiados do Sintsef Ceará devem ir às urnas para escolher a próxima gestão do Sindicato. A novidade para este pleito, será o aumento do mandato de 3 para 4 anos, aprovado na última assembleia estatutária realizada em 20 de outubro de 2018, durante o 12º Congresso do Sintsef. A nova gestão, 2019/2023, terá o desafio de enfrentar a extinção e/ou fusões de órgãos e superintendências no Ceará, o crescente número de aposentadorias no estado e todo desmonte dos serviços públicos que devem ser encabeçados pela presidência de Jair Bolsonaro.

O processo eleitoral também foi deflagrado na assembleia de 20 de outubro, com a aprovação do Regimento Eleitoral e a instituição da Comissão Eleitoral formada pelos filiados: Afonso Celso Gadelha Guerra, Cleire Maria Lobo de Mesquita, Francisco Bonavides de Souza, José Hibiss Farias Ribeiro, Luziana Emidio Laureano, Manoel Pereira de Queiroz Filho, Maria Aguinilda Nogueira Carlos, Maria Ferreira de Brito, Rogério Pinheiro de Lima.

Na assembleia, a ampla maioria referendou a realização, antes das eleições, da Convenção Cutista, na qual será eleita uma chapa no campo da CUT, obedecendo e respeitando o princípio da proporcionalidade direta e qualificada. A Convenção acontecerá no dia 12 de janeiro de 2019. O prazo para inscrições de chapa será entre os dias 14 e 18 de janeiro de 2019.

Poderão votar aqueles que se filiarem até a data da publicação do Edital das eleições. Poderão ser votados aqueles que se filiaram até seis meses antes ao início da votação. Os filiados inadimplentes perderão o direito de votar e ser votado para qualquer cargo do Sindicato até a quitação do débito.

Campanha e votação

As eleições acontecerão nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2019. Até lá, assim como prevê o estatuto do Sintsef, as chapas concorrentes poderão indicar um representante para utilizar telefone e computador com internet do Sindicato durante a campanha. Elas também terão direito a impressão de um boletim, em formato A4, com 4 páginas para divulgar suas propostas e plataforma de gestão.

Serão instaladas urnas fixas na sede do Sintsef, nas Delegacias Sindicais e nos locais de trabalho, quando o número de filiados aptos a votar for igual ou superior a 30 eleitores. Nos locais de votação com o número de eleitores inferiores a 30, a coleta dos votos ocorrerá através de urnas itinerantes. A apuração será na sede do Sintsef e terá início assim que todas as urnas estiveram no sindicato.

Confira essa e outras matérias na edição de Dezembro do Jornal do Sintsef clicando AQUI.

Comentários Comentar