23 novembro 2011

SINTSEF/CE realiza seminário de saúde do trabalhador


Na próxima quinta-feira, 24 de novembro o SINTSEF/CE inicia o I Seminário Estadual de Saúde do Trabalhador de sua base. Na pauta dois temas de extrema relevância: Assédio Moral e a situação dos servidores intoxicados. O evento acontece durante toda a quinta-feira e tem continuidade na sexta, dia 25.

O primeiro dia pela manhã será destinado ao debate sobre Assédio Moral. Entre os palestrantes o Procurador Regional do Trabalho e Doutor em Direito Público Francisco Gérson Marques de Lima e a Professora da Universidade de Fortaleza, Doutora em Psicologia Regina Heloisa Maciel. O diretor da Condsef Sérgio Ronaldo também falará do assunto na perspectiva dos servidores públicos federais.

A tarde do mesmo dia começam as discussões e explanações sobre o problema dos intoxicados, com destaque para os servidores da Funasa/Ministério da Saúde. A coordenadora da delegacia do Cariri Maria Iracema Mariano apresentará um trabalho acadêmico sobre a questão dos intoxicados, ao lado da professora Estelita Pereira, Doutora em Biotecnologia.

Estão previstos ainda, depoimentos de pessoas que vivem a realidade da intoxicação.

Na sexta-feira, a Médica Neurologista e professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Heloisa Pacheco fará ao lado do médico e pesquisador Severino Ferreira Alexandre explanação sobre Intoxicação por inseticidas organoclorados, organofosforados e Piretróide.

O dirigente da Condsef Sérgio Ronaldo também tem questões sobre esta temática a apresentar e discutir.

Finalizando o coordenador geral do SINTSEF/CE, Luciano Filgueiras e o assessor jurídico Patrício Willian debaterão o envolvimento do sindicato nestes problemas e os caminhos que precisam ser traçados.

Entre cada palestra haverá espaço para debate, esclarecimentos e demais formas de participação da platéia. Também estão previstos alguns momentos culturais.

O encontro será no Meridional Center, que fica na avenida Santos Dumont, 779, próximo ao Colégio Militar do Exército.

Comentários Comentar