31 outubro 2017

Temer nega reajuste para servidores e anuncia que salário mínimo vai diminuir


O governo federal enviou ao Congresso, nesta terça-feira, 31, duas medidas provisórias: uma que adia o reajuste do funcionalismo de 2018 para 2019 e eleva a contribuição previdenciária dos servidores de 11% para 14%; e outra que aumenta o Imposto de Renda (IR) para fundos exclusivos. As MPs acompanham os novos parâmetros para o Orçamento de 2018. Neles, a projeção para o salário-mínimo do ano que vem foi reduzida de R$ 969 para R$ 965.
Iniciativas que devem impactar diretamente às trabalhadoras e trabalhadores do Brasil. No serviço público, desde a aprovação da Emenda Constitucional 95, que congela os gastos públicos pelos próximos 20 anos, o cenário é de terra arrasada. Para quem que depende do salário mínimo, o futuro se apresenta cada vez mais sombrio. Perdas salariais e do poder de compra devem aprofundar a desigualdade no país.
Além de não receber reajuste salarial, servidores também sofrerão com o aumento na arrecadação do Imposto de Renda. Enquanto isso, empresários recebem todo tipo de benefício, isenção fiscal e possibilidade de adesão ao Programa de Refinanciamento de Dívidas Tributárias (REFIS).
Em notícia divulgada pelo portal O Globo, o atual Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que a decisão já estava tomada pelo governo, só faltava ser formalizada: “É uma medida importante, que a população apoia, para que todos possam colaborar neste momento importante de ajuste para o país’’.
Fica a pergunta: como a população apoiaria tal arrocho quando a popularidade de Temer só despenca? Este é o quarto trimestre consecutivo de piora na avaliação do governo Temer. A pesquisa CNI-Ibope, divulgada em setembro mostrou que apenas 3% da população consideram o governo Temer ótimo ou bom. Já 77% consideram ruim ou péssimo; 16% avaliam como regular e 3% não sabem ou não responderam.

Só o povo nas ruas pode barrar todos esses retrocessos. Contra o pacote de maldades de Temer, o SINTSEF/CE convida todos os filiados para participar da paralisação nacional do dia 10 de novembro.
#NenhumDireitoAmenos
#ForaTemer 

Comentários Comentar