23 agosto 2018

“Vambora que a hora é essa, não vamos deixar ninguém dispersar”


Como temos declarado nas edições anteriores, a conjuntura de golpe à democracia, fim de direitos e desmonte do serviço público e das empresas públicas seguem impondo enormes desafios à luta sindical e popular. Entretanto, nossa força se renova quando estamos juntos e construímos as estratégias de resistência. Nesse sentido, entre os dias
18 e 21 de outubro o Sintsef/ CE realizará seu 12º Congresso com o tema “Unidade contra o golpe! Em defesa da Democracia! Nenhum Direito a menos!”.

Como já dizia Gonzaguinha, “Da unidade vai nascer a nova idade, da unidade vai nascer a novidade”. Por isso, independente das escolhas eleitorais, o momento requer que sigamos juntos, analisando a correlação de forças e qual a tática que nos permitirá frear as derrotas e a crise econômica, para poder recuperar os avanços e seguir  pressionando por mudanças. Por isso, defendemos o direito de Lula ser candidato a presidente. Não há provas de que ele tenha cometido crime e o povo brasileiro o quer comandando a volta do desenvolvimento para o Brasil.

Defesa da democracia por entendermos que só com ela se conquista soberania. Ela só poderá voltar a reinar no país,
quando derrotarmos a Emenda Constitucional 95/16 imposta pelo presidente golpista e ilegítimo Michel Temer. Pois, é ela quem impede reajuste salariais dos servidores e o investimento em políticas que promovam o bem estar social.

Ela congela os gastos públicos em 20 anos, tempo em que segundo dados do Dieese, a população vai crescer 10% (20 milhões de pessoas a mais), enquanto o orçamento da saúde não vai crescer nada em termos reais. Isso sem falar na falta de investimentos em educação, segurança e moradia. Um conjunto de perdas que trarão a volta de doenças erradicadas, mortalidade infantil e retorno a condição de miséria a grande parte da população.

É por nenhum direito a menos que seguimos firmes contra os retrocessos da reforma trabalhista e da terceirização, indo às ruas e as urnas dizer basta de desemprego e trabalho intermitente. Mostrando a nossa fortaleza em vitórias como nas mobilizações contra a reforma da Previdência, a despeito do dia 28 de abril de 2017 quando paramos o Brasil. Denunciando as privatizações da Petrobras, Eletrobras, Embraer e Correios. Denunciando que Temer golpista está acabando com a indústria naval e com a engenharia nacional, entregando o Brasil a uma dependência imoral ao capital estrangeiro.

O 12º Congresso do Sintsef/CE acontecerá nesse contexto, ainda na culminância do período eleitoral. Uma excelente oportunidade para mostrarmos que nenhum golpista terá nosso voto. Que juntos, para além das questões corporativas, estaremos nos dispondo a reflexão e ação em defesa do Brasil e dos brasileiros. Sabemos que a luta social tem altos e baixos, mas nós servidores públicos somos que nem semente no sertão, basta as primeiras chuvas começarem para verdear e florescer todo o terreiro.

Para dizer que estamos despertos e organizados, “traga o seu coração, sua presença de irmão, nós precisamos, de você nesse cordão”. Vem lutar com a gente!

Comentários Comentar