16 abril 2018

Vinte e nove anos em defesa da democracia, dos servidores e dos serviços públicos!


Vinte e Nove anos participando ativamente da história de luta dos servidores públicos no Brasil. Fundado em 16 de abril de 1989, o Sintsef Ceará é filho da efervescência social do processo de redemocratização. Era um tempo de fortalecer as estruturas democráticas da sociedade e de construção do serviço público.

Sob o mandato de Fernando Collor, como presidente, foi também um momento de combate ao neoliberalismo que ameaçava a soberania nacional e pedia a demissão dos trabalhadores do serviço público federal, a privatização de estatais e órgãos públicos. Para resistir a tantas ofensivas, os servidores somavam com movimentos populares em grandes manifestações e ocupações nos prédios públicos. E quando o primeiro presidente eleito depois da constituinte de 1988 se envolveu em escândalos de corrupção, o povo não perdeu a esperança e voltou às ruas pelo seu impeachment.

Seu sucessor, Fernando Henrique Cardoso, aprimorou a cartilha do neoliberalismo e vendeu a preço de banana a Vale do Rio Doce, privatizou a Telebrás e aprofundou a dívida pública brasileira. Era tempo do “Fora FHC e FMI” e o Sintsef mostrava força e coragem em grandes greves que trouxeram conquistas percebidas até hoje.

Quando finalmente chegamos a governos populares e democráticos, com a eleição de Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Roussef, o povo experimentou novos tempos, com a valorização do salário mínimo, investimentos no Sistema Único de Saúde, políticas de acesso à universidades e de moradia. Entretanto, para se manter no poder estes governos tentaram conciliar interesses com o capital, editando medidas que revelaram fortes contradições, criticadas nas ruas pelos movimentos, inclusive pelo Sintsef.

Mas como o capital abre mercado, não concilia interesses, os donos do poder e do dinheiro se alinharam para golpear novamente a democracia. Uma nova ofensiva neoliberal, orquestrada para dilapidar o patrimônio nacional e acabar com o sonho de ascensão dos pobres na sociedade brasileira. Numa aliança com o Ministério Público e o Judiciário, o Congresso Nacional consegue o impeachment de Dilma Rousseff e Michel Temer assume a presidência.

Desde então, são dois anos de corte de investimentos, de direitos trabalhistas destruídos e a da Constituição estraçalhada. O custo de vida está mais alto, o desemprego batendo recordes, as contas no fim do mês não fecham. A vida realmente piorou para quem depende só do seu trabalho para sobreviver.

A direita segue aprofundando o golpe na democracia por meio da recente prisão do ex-presidente Lula, com uma condenação sem provas, num julgamento em tempo recorde no país. Independente da política partidária, sabemos que Lula está preso por ter a maioria na intenção de votos nas eleições de outubro. Por ser a única força capaz de estancar a sangria de direitos trabalhistas e sociais.

Diante das ilegalidades jurídicas cometidas durante o julgamento de Lula, das decisões inconstitucionais do Judiciário, das votações absurdas que se expressam no Congresso Nacional e dos desmandos de Temer, o Sintsef segue aniversariando na luta, reafirmando seu compromisso de unidade contra o golpe, em defesa da democracia e nenhum direito a menos.

Sabemos que a batalha está árdua, mas o vigor desses 29 anos aliado às solidariedades construídas pela unidade dos movimentos sociais alimentam a esperança de vitória. Agradecemos a confiança das nossas filiadas e filiados. Contamos com vocês nessa batalha. Vem lutar com a gente!

Comentários Comentar