16 setembro 2022

em Assembleia virtual, trabalhadoras e trabalhadores da EBSERH deliberam por greve a partir do dia 21


A decisão é o último recurso dos trabalhadores frente aos impasses no processo de negociações com a empresa. Serviços essenciais e inadiáveis à população serão mantidos

Na tarde de ontem, (15), a Direção Colegiada do SINTSEF realizou com as(os) empregadas(os) públicos da Ebserh uma Assembleia virtual pela Platyaforma Zoom, para debater a dificuldade de avançar nas negociações dos ACTs da categoria diante das propostas de retirada de direitos apresentadas pela direção da Empresa.

Nacionalmente, a categoria também em realizado plenárias para debater a questão.Depois de várias tentativas, a situação só se agravou e a negociação está emperrada. Enquanto isso, durante os momentos mais difíceis da pandemia e até agora, as(os) empregadas(os) continuam trabalhando sem reajuste e ainda com a ameaça da mudança de cálculo da insalubridade dos assistenciais.

Neste cenário, depois de muito discutir, esclarecer as implicações e trâmites jurídicos, por ampla maioria, 93% dos participantes da Assembleia deliberaram por entrar em greve a partir do dia 21 de setembro, próxima quarta-feira. 5% votou não, 2% se absteve.

O Ceará, junto com o SINTSEF/CE e a Codsef/Fenadsef, se soma aos demais estados que também deliberaram por entrar em greve exigindo:

– a manutenção de todas as cláusulas sociais do ACT vigente;

– o reajuste linear de 22,30% pelo INPC – Índice Nacional de Preços ao Con¬sumidor- IBGE, incidindo sobre os salários e benefícios dos empregados públicos da Empresa;

– a imediata conclusão dos ACTS 2021/2022 e 2022/2023;

– porque o adicional de insalubridade das(as) empregadas(as) é  inegociável!

Presidente da Ebserh já foi informado

Cumprindo requisitos formais que regem movimento paredista, um comunicado de deflagração de movimento paredista dos empregados públicos da Ebserh foi encaminhado pela Condsef/Fenadsef nessa quarta-feira, 14, ao presidente da empresa, Oswaldo de Jesus Ferreira. Serviços essenciais e inadiáveis à população serão mantidos, sendo a categoria consciente de suas responsabilidades.

No documento é informada a decisão tomada por maioria absoluta em plenária nacional, referendada por assembleias locais, pela realização de greve por tempo indeterminado a partir do dia 21 desse mês.

A decisão é o último recurso dos trabalhadores frente aos impasses instalados no processo de negociações com a empresa marcado pela ausência de avanços e retirada de direitos.

No caso do hospital Universitário Walter Cantídio e da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, além de ofício para a Direção do Complexo Hospitalar, o comunicado para a sociedade em jornal de grande circulação, também já foi realizado. Pode ser conferido na edição de hoje (7), do Jornal O Estado CE, na página 7.

Comentários Comentar