SINTSEF-CE REALIZA SEGUNDA REUNIÃO DE DELEGADOS DE BASE DE 2024
Na manhã deste sábado (13), o SintsefCE realizou a sua segunda reunião dos Delegados Sindicais de Base de 2024. O evento contou com a participação de representantes nacionais, do interior e da capital, na sede do sindicato, em Fortaleza.
Dentre os principais assuntos discutidos na reunião, estiveram as atuais negociações com o governo federal, a respeito da campanha salarial; a reestruturação do serviço público e das carreiras (motivada pela situação precária em que muitos órgãos públicos federais se encontram, inclusive em greve como o Ibama e ICMBio); a necessidade de realização de novos concursos públicos; e a luta contra a privatização do Banco Central, PEC 65/2023, que prevê tornar a instituição em uma empresa pública.
Neste encontro, foram entregues a todos os Delegados e Coordenadores de delegacias sindicais o jornal do Sintsef-CE, edição de julho de 2024, para que fosse levado aos seus respectivos locais de trabalho na capital e interior.
A reunião iniciou com o ponto de análise de conjuntura e a campanha salarial dos servidores federais, que teve como palestrantes o secretário Geral, Sérgio Ronaldo, e o diretor Jurídico da Condsef, Edson Cardoni, que vieram a convite da Direção Colegiada do Sintsef-CE.
De maneira geral, Sérgio comentou sobre os prazos de negociação com o Governo Federal que estão se encurtando e que as entidades representativas estão fazendo o máximo para garantir que melhorias sejam conseguidas para cada categoria.
Ainda durante sua fala, Sérgio ressaltou aos trabalhadores(as) que o diálogo com o governo, mesmo com todas as dificuldades, está sendo feito e que “de 2023 a 2026, o conjunto dos servidores federais terá reposto a inflação e mais um pouco de ganho real”, destaca.
Vale lembrar que no último dia 17 de julho a Condsef assinou um termo de acordo com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI), que garante uma reposição salarial de 24,75% ao longo dos 04 anos do atual governo, o que representa um ganho real de quase 7%. Cardoni comentou também sobre o cenário político mundial e como as grandes potências estão alinhadas com discursos cada vez mais conservadores, mas que com muita luta o povo consegue resistir, a exemplo do que aconteceu nas eleições da França.
Para finalizar, o coordenador Jurídico analisou que o governo precisa pautar assuntos importantes para a classe trabalhadora, como a reforma trabalhista e tributária, enviando para o congresso as reivindicações da população. Após as falas dos dois participantes, dezenas de filiados, dos quase 300 que estiveram no encontro, fizeram uso da palavra nesse ponto em discussão.
Encaminhamentos
Um dos principais encaminhamentos do encontro dos Delegados Sindicais de Base girou em torno da substituição do ex-diretor da coordenação administrativa José Arteiro da Silveira, após renunciar o mandato, por Daniel da Cruz de Oliveira.
Daniel foi eleito pela Direção Colegiada e referendado na reunião dos Delegados de Base, conforme o estatuto do sindicato no art. 36, parágrafo 1: “Em caso de vacância nas coordenações, essas serão preenchidas pela Direção Colegiada, ad referendum, por indicação de membros integrantes da atual Direção Colegiada, sendo posteriormente referendado pelo Conselho de Delegados Sindicais de Base.”
Comentários Comentar