18 setembro 2024

Conselho Deliberativo de Entidades da Condsef/Fenadsef encerra dois dias de intensos debates com participação do Sintsef-CE


Nos dias 17 e 18 de setembro, a direção do Sintsef-CE esteve em Brasília participando ativamente do Encontro Nacional do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) da Condsef/Fenadsef. O evento reuniu representantes de sindicatos de todo o país para discutir as diretrizes de criação, estruturação e reestruturação de planos de carreira no setor público federal. Entre os principais pontos abordados, esteve a importância de mobilizar as bases para exigir do governo um diálogo franco sobre a reorganização das carreiras e o fortalecimento do serviço público. A crítica à Portaria 5.127/24 do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), através de artigo de autoria da Diretora de Imprensa, Mônica Carneiro, também foi assunto discutido.

A Condsef/Fenadsef, junto às suas entidades filiadas, planeja uma série de ações para aprofundar essa discussão. Uma das medidas aprovadas foi a criação de uma cartilha que será enviada aos sindicatos para orientar o debate sobre a consolidação de um Estado democrático, que inclua servidores públicos comprometidos com a prestação de serviços de qualidade à população. A Confederação também ressaltou a necessidade de implementar cotas sociais no ingresso de servidores públicos, levando em consideração as desigualdades sociais e regionais do Brasil.

Os encaminhamentos do encontro foram amplos e estratégicos. Entre as ações aprovadas estão: a solicitação de apoio da CUT para intermediar uma agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo Dia do Servidor, 28 de outubro, quando será realizado um ato nacional em Brasília com a participação de servidores de todo o país; a criação de uma “Carta Aberta” ao presidente Lula, solicitando a abertura de um canal de diálogo com o governo para discutir as diretrizes das carreiras e o enfrentamento dos ataques ao direito de greve dos servidores públicos; e a elaboração de uma agenda de mobilizações para fortalecer a luta contra a elitização do Estado.

Comentários Comentar