Conselho de delegados de base debate conjuntura, plano de lutas e organização da categoria no Ceará
Na manhã deste sábado, 20 de junho, o Sintsef- CE realizou mais uma reunião do Conselho de Delegados de Base, uma das principais instâncias deliberativas da entidade. O encontro reuniu representantes das oito Delegacias Sindicais de Base do estado, dirigentes sindicais e filiados de diversos órgãos federais para discutir temas relacionados à conjuntura política, às lutas do funcionalismo público e aos encaminhamentos organizativos da categoria.
Realizada trimestralmente, a reunião do Conselho tem como objetivo avaliar o cenário político e administrativo, debater pautas de interesse dos servidores públicos federais e definir estratégias de mobilização e atuação sindical nos diferentes locais de trabalho.
Entre os principais temas discutidos estiveram os encaminhamentos aprovados durante a 9a Plenária Estatutária da Condsef/Fenadsef, realizada em abril deste ano, em Brasília. O encontro nacional reuniu representantes de sindicatos de todo o país e aprovou um conjunto de resoluções políticas e organizativas que irão orientar a atuação da Confederação e de suas entidades filiadas ao longo dos próximos meses.
Análise de conjuntura e cenário político
A reunião contou com a participação da diretora de Comunicação da Condsef/Fenadsef, servidora da Funai, jornalista e indigenista Mônica Machado Carneiro. Em sua intervenção, a dirigente realizou uma análise de conjuntura internacional e nacional, abordando os principais acontecimentos políticos que vêm impactando a classe trabalhadora.
Ao tratar do cenário internacional, Mônica destacou os conflitos armados em diferentes regiões do mundo, especialmente no Oriente Médio, e seus reflexos sobre a geopolítica global. A dirigente também ressaltou os desafios enfrentados pelos trabalhadores diante do avanço de políticas ultraliberais, da concentração de riqueza e do fortalecimento de setores conservadores em diversos países.
Plataforma de reivindicações para O processo eleitoral
Durante a reunião, os participantes também debateram a construção de uma plataforma nacional de reivindicações elaborada pela Condsef/Fenadsef. O documento deverá ser apresentado aos candidatos aos cargos do Executivo e do Legislativo nas eleições deste ano e reúne propostas consideradas estratégicas para a defesa dos serviços públicos e dos direitos da classe trabalhadora.
Plano de lutas reforça defesa dos servidores públicos
Outro destaque da reunião foi a apresentação do Plano de Lutas aprovado pela Plenária da Condsef/Fenadsef. Entre as principais bandeiras estão a correção das distorções salariais existentes no serviço público federal, a regulamentação da negociação coletiva no setor público, a criação do auxílio-nutrição para aposentados e pensionistas, a realização de concursos públicos e a valorização das carreiras dos servidores federais.
Também foi destacado durante a reunião o processo de preparação do 14o Congresso do Sintsef-CE, que será realizado entre os dias 23 e 27 de setembro, em Fortaleza. Considerado a principal instância de deliberação política da entidade, o congresso reunirá delegados e delegadas eleitos em assembleia.
Encaminhamentos
Entre os encaminhamentos aprovados durante a reunião, os delegados e delegadas referendaram a participação do Sintsef-CE nas atividades de mobilização que serão realizadas no próximo dia 25 de junho, em Fortaleza. A ação, organizada pela ČUT Ceará e entidades sindicais filiadas, terá como pauta central a defesa do fim da escala 6×1, com atividades de panfletagem, diálogo com trabalhadores do comércio e mobilização junto à população no Centro da capital.
Outro encaminhamento aprovado foi o fortalecimento da participação da categoria no Seminário dos Povos Indígenas, que acontecerá entre os dias 6 e 8 de julho, em Fortaleza.
A atividade é organizada pela CUT Nacional, Condsef/Fenadsef, CNTE e APOINME (Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo) e discutirá temas relacionados aos direitos dos povos indígenas, democracia, território, educação e políticas públicas. O Conselho aprovou a realização de uma mobilização junto às bases do sindicato para incentivar a participação dos servidores e servidoras na programação.











































