23 junho 2026

GT da saúde indígena cobra respostas da Sesai para demandas apresentadas pelos servidores  


No último dia 18 de junho, em Brasília, ocorreu mais uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Saúde Indígena, que contou com representantes da Condsef, incluindo o Sintsef-CE, e teve como principal pauta a cobrança de respostas da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) para reivindicações apresentadas pelas entidades sindicais em defesa dos trabalhadores que atuam no setor. A reunião ocorreu na véspera da 9ª Reunião Ordinária da Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério da Saúde. 

Durante a reunião, a bancada sindical manifestou preocupação com a baixa frequência das reuniões do GT e com a ausência recorrente de representantes da SESAI nos encontros anteriores. Segundo os representantes da Condsef/Fenadsef, a falta de participação da secretaria tem dificultado o avanço das discussões e o encaminhamento de soluções para problemas que afetam diretamente os servidores da Saúde Indígena. 

A bancada sindical também relembrou que, desde a criação do grupo de trabalho, foram apresentados 15 pontos relacionados às condições de trabalho e às demandas dos servidores que atuam na área. As reivindicações foram debatidas nas reuniões realizadas em novembro de 2024 e julho de 2025, mas até o momento não haviam recebido resposta formal por parte da Secretaria de Saúde Indígena. 

Diante da falta de retorno, a Condsef/Fenadsef encaminhou, no último dia 10 de junho, um ofício à coordenação da Mesa Setorial solicitando que a SESAI apresentasse posicionamento oficial sobre cada uma das demandas apresentadas pelos trabalhadores. O documento reforça a necessidade de respostas concretas para questões que permanecem pendentes há mais de um ano e que impactam diretamente o cotidiano dos servidores da Saúde Indígena. 

Durante o encontro, os representantes da SESAI assumiram o compromisso de apresentar respostas detalhadas para todos os pontos levantados pela bancada sindical até o dia 30 de julho de 2026. O compromisso foi novamente ratificado pela representação da secretaria durante a 9ª Reunião Ordinária da Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério da Saúde, realizada no dia seguinte. 

A Condsef/Fenadsef informou que continuará acompanhando os desdobramentos das negociações e cobrando providências da gestão para garantir avanços nas condições de trabalho e no atendimento das reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras da Saúde Indígena.