11 julho 2024

SERVIDORES DA CULTURA REALIZAM ATO, EM FORTALEZA, JUNTO AO SINTSEF-CE


Os servidores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em todo o país aprovaram, por unanimidade uma paralisação de 48 horas, nos dias 10 e 11 de julho, aderindo ao calendário nacional de mobilização do setor cultural, aprovado no último dia 12 de junho.

A decisão é o resultado da insatisfação dos servidores(as), ligados ao Ministério da Cultura (MinC), que lutam pela elaboração de um plano de carreira específico para a Cultura e por uma urgente recomposição salarial.

Em Fortaleza

Em Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (11), os servidores se concentraram em frente a antiga sede da superintendência do órgão, ao lado do Theatro José de Alencar, de onde saíram, junto com o Sintsef-CE, para entregar panfletos que informam a importância do fortalecimento do setor cultural e porque é necessário uma imediata reestruturação das carreiras e melhores condições de trabalho para toda a categoria.

Ações futuras

Além da paralisação de 48h, uma nova proposta de paralisação de 72 horas já está no horizonte, prevista para acontecer dia 24/07, e no dia 31/07, um encontro nacional da categoria com indicativo de greve, tudo isso, reforçando a disposição dos servidores do Iphan de intensificarem a luta.

A categoria reivindica a abertura de uma mesa de negociação específica para a Cultura, abordando o plano de carreira, condições dignas de trabalho e demais questões específicas do setor.

Comentários Comentar