Reestruturação do DNOCS: proposta de campanha da Direção Colegiada do SINTSEF/CE hoje é realidade
Uma das principais bandeiras levantadas pela gestão do SINTSEF/CE é a reestruturação do DNOCS. Em mobilização iniciada no ano passado, a partir das demandas surgidas com a suspensão e retorno da “bolsa”, nossa entidade avaliou ser urgente lutar para que o DNOCS passasse por um projeto de reestruturação que incluísse concursos públicos e reorganização geral do Departamento. Identificado com a causa, quando procurado pelo coletivo dos trabalhadores, o Dep. Eudes Xavier colocou-se como defensor desta idéia. Fazendo valer o seu mandato de representante do povo, Eudes buscou atender ao anseio não dos profissionais do DNOCS, mas sim de toda a população do semiárido brasileiro, que depende substancialmente do órgão para superar os grandes problemas que a seca impõe.
Desde o ano passado, portanto, uma força tarefa iniciou-se para resgatar o DNOCS. O SINTSEF/CE encabeçou esta jornada, com apoio irrestrito da Condsef e acompanhado pelas associações de trabalhadores do órgão (Assecas e Asdec), pelos demais sindicatos de servidores federais dos estados do semiárido e, claro, pelos próprios servidores. O resultado foi comemorado nesta semana, Após reunião pedida pelo Dep. Eudes Xavier a ministra Miriam Belchior garantiu que o Ministério do Planejamento apresentará à bancada federal do Nordeste, no próximo dia 20, a proposta de reestruturação planejada para o Dnocs.O deputado Eudes Xavier também tratou do tema numa reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que manifestou total apoio à luta pelo fortalecimento da instituição. Esteve presente nos dois momentos, a Diretora do SINTSEF/CE e membro do Grupo de Trabalho (GT) do Dnocs, Anna Costa, servidora de luta incansável por esta causa.
Eudes Xavier considerou positivo os resultados dos dois encontros. “Estamos otimistas com o envolvimento desses dois importantes ministérios na batalha por um Dnocs fortalecido. Acreditamos que a instituição será completamente reestruturada para continuar trabalhando pelo nordeste, principalmente agora quando atravessamos um grave período de estiagem“, ressaltou o deputado.
Para o sertanejo cearense dia 19 de março é dia de milagres. Nesta data comemora-se a festa de São José, padroeiro do Estado. É o último dia de esperança para as chuvas começarem a cair. Segundo a tradição, se não chover no dia 19 é sinal de muita seca naquele ano. De acordo com previsões da Funceme não choverá no Ceará em 2013, a esperança do sertanejo deve cair por terra quando a chuva não chegar na próxima terça-feira. Mas no dia seguinte, 20 de março, esperamos ver esta esperança se reascender. Com um Dnocs fortalecido e reorganizado o sertanejo pode ter expectativas que vão além das nuvens do dia de São José.
Comentários Comentar