104 anos de atuação – DNOCS supera extinção e enfrenta novos desafios
Nesta segunda-feira, o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) completou 104 anos de atuação. Nesse período, há um conjunto elevado de realizações de obras de infraestrutura na região Nordeste para o enfrentamento dos efeitos da estiagem, convivência e permanência do sertanejo no campo. A instituição ultrapassa um século superando propostas de sua extinção, mas ainda enfrenta críticas. Nesse contexto, prepara- se para novos desafios: realizar concurso público, expandir ações para outras regiões, melhorar e ampliar a infraestrutura hídrica nos açudes e perímetros irrigados.
O Dnocs deixou uma grande marca na região Nordeste, com destaque para a construção de mais de 300 grandes barragens e mais de mil pequenos e médios reservatórios. Vieram os perímetros irrigados que somam 38, incluindo o de Santa Cruz do Apodi, em implantação no Piauí. Somente no Ceará, são 14, que, apesar das dificuldades, apresentam produção que representam 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Há também fortes ações em projetos de piscicultura e até mesmo em construção de rodovias, implantação de seguimentos da BR-116 e da BR-020.
No início da década passada, cresceram as críticas contra o Dnocs e houve até proposta e ampla mobilização política para extinção do órgão. Hoje, essa questão parece superada. Entretanto, permanecem os desafios de fazer um órgão atuante como no passado mais remoto. Há necessidade urgente de melhorar a infraestrutura da maioria dos perímetros irrigados, dos açudes e de obras complementares, no entorno das barragens. (Texto publicado no blog pinheirinho.net)
TAG | 104 ANOS – DNOCS |
Comentários Comentar