Loas e cores do Maracatu encantam em atividade de greve do IPHAN/CE
Hoje o batuque do Maracatu foi a voz dos servidores do IPHAN/CE. Em greve desde o último dia 15, os servidores, ao lado do sindicato, receberam uma apresentação artística e cultural do grupo Maracatu Nação Fortaleza, para animar o dia de paralisação.
A escolha do Maracatu não foi a toa. Atualmente o Maracatu cearense está em processo de registro como Patrimônio Cultural nas esferas municipal e federal. O Registro é um dos instrumentos previsto na Constituição Federal de 1988, em seu art. 216, § 1º, para a proteção do patrimônio cultural, ou seja, através, desse instrumento, um bem cultural de natureza imaterial pode ser reconhecido e valorizado, recebendo garantias jurídicas para a sua proteção e perpetuação e, potencialmente, políticas culturais específicas. O IPHAN é o responsável pelo registro nacional.
A atividade desta sexta deu força aos trabalhadores. Uma representação do SINTSEF/CE esteve presente e, todas as falas destacaram a garra dos servidores do IPHAN/CE em realizar e manter a greve.
A servidora Célia Perdigão destacou que o governo alega não ter dinheiro para atender os servidores, mas não tem faltado recursos para tantas outras coisas, como a Copa e o aumento do teto salarial dos Ministros do STF.
TAG | GREVE | IPHAN |
Comentários Comentar