02 junho 2014

Audiência Pública discute PL que prevê atuação da Codevasf nos rios cearenses e necessidade de fortalecer a luta pela reestruturação do DNOCS


Aconteceu hoje, 2 de junho, na Assembleia Legislativa, audiência pública para debater o Projeto de Lei 4632/2012, que inclui vales de rios cearenses na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).

A proposta da Audiência foi da deputada estadual Fernanda Pessoa (PR), que acolheu pedido dos servidores do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Hoje o DNOCS é o responsável pela área que o PL está querendo transferir à Codevasf.

Nos últimos anos, o DNOCS tem passado por situações complicadas que levam à necessidade urgente de reestruturação. O diretor geral do Departamento, Emerson Fernandes, foi um dos que assumiu em sua fala a necessidade urgente da reestruturação. Segundo ele, se chegar a 2019 (isto é, daqui a 5 anos), o DNOCS terá apenas cerca de 90 servidores. A necessidade de concurso público é apenas uma das questões urgentes do DNOCS.

Servidores técnicos manifestaram-se sobre o que representaria a atuação da Codevasf no que hoje é espaço do DNOCS. Todos foram unânimes ao afirmar que a interferência não tem sentido e apenas enfraqueceria ainda mais o instituição centenária que luta pelo bom convívio com o semiárido brasileiro.

“Acho que agora ficou claro que a única solução para o Dnocs é a reestruturação. A audiência foi mais um reforço nessa luta”, afirmou o filiado Antônio Félix (Didi), de Morada Nova. Na ocasião, o SINTSEF/CE distribuiu cartilha com a proposta elaborada pelos servidores sobre a reestruturação do DNOCS (clique aqui e acesse).

Compuseram a mesa da audiência: Emerson Fernandes, diretor geral do Dnocs; Cássio Borges, engenheiro aposentado do Dnocs; Deputado Federal Domingos Neto; Deputado Estadual Neto Nunes; Deputada Estadual Fernanda Pessoa; Zita Timbó, engenheira do DNOCS, representante do Grupo de Trabalho; Audic Cavalcante, presidente da União dos Vereadores do Ceará e Luiz Carlos Macêdo, coordenador geral do SINTSEF/CE e diretor da Condsef. Aproximadamente cem servidores do DNOCS de todo o estado estiveram presentes.

 

TAG | DNOCS |

Comentários Comentar