25 agosto 2014

II Encontro Estadual de Aposentados e Pensionistas discute as lutas do segmento


Com participação expressiva de aposentados e pensionistas da base do SINTSEF/CE, ocorreu na última sexta-feira, 21 de agosto, encontro do segmento, no Romanos Hotéis, em Fortaleza. O encontro discutiu a conjuntura política atual e as diretrizes de luta que envolvem o setor.

A programação foi aberta com uma apresentação cultural do balé folclórico de Fortaleza, que exibiu uma sequencia de danças no espetáculo encanto cearense, que teve culminância com a coroação da rainha do maracatu.

Iniciado o debate, o Procurador da Fazenda Nacional no Ceará, Giuliano Campos, fez uma explanação sobre os projetos de leis, direitos constituintes e lutas dos servidores aposentados, como a paridade com os ativos e a criação do Funpresp. Em sua fala, o procurador enfatizou: “não há necessidade de contribuição dos inativos”. Ele explicou que há o direito constitucional à paridade, para quem se aposentou antes da emenda 41 (2003), ou que entrou no serviço público antes da 41, aposentou-se depois dela, mas optou por um dos sistemas previdenciários que garantem a manutenção do direito: o que está previsto no artigo 6º da emenda 41 e o que está previsto no art. 3º da emenda 47. Porém, há muitos anos os governos vem desrespeitando estes direitos, em algumas situações.

Giuliano Campos, destacou que duas lutas são imprescindíveis para os servidores aposentados: o fim da contribuição previdenciária e a busca pela garantia da paridade.

Compondo a mesma mesa, Jorge Luis Oliveira, filósofo, educador e aposentado do serviço público federal discorreu sobre dados que confrontam a realidade dos aposentados em números com a lógica do sistema capitalista. Uma das informações apresentadas foi que, segundo o IBGE, em 50 anos, os inativos serão mais da metade da nação. Jorge iniciou o debate perguntando: “Como realizar direitos de aposentados e pensionistas quando o estado está refém do mercado financeiro, que compromete 42% do orçamento com a dívida pública?”

Diversas intervenções foram feitas pelos participantes do encontro, tanto para sanar dúvidas quanto para dar depoimento da luta diária travada por aposentados em busca do cumprimento de seus direitos. A mesa de debate foi presidida pelo diretor Carlos Eugênio, da coordenação de aposentados e pensionistas.

No período da tarde, a mesa de encaminhamentos foi composta pelos coordenadores gerais do SINTSEF/CE, Luciano Filgueiras e Luis Carlos Macêdo, pelos coordenadores de aposentados e pensionistas José Ataide (presidindo) e Francisco Duarte, e pelo representate do Departamento de Aposentados e Pensionistas da Condsef (Denap), Francisco de Assis Marçal. Entre os diversos encaminhamentos, houve a sugestão de atos nas regiões do interior e na capital, para lembrar a luta pela paridade entre ativos e aposentados.

Eleições 2014 – Os candidatos a cargos legislativos, Eudes Xavier, (deputado federal), Manoel Santana e Ana Maria (deputado estadual), todos do Partido dos Trabalhadores (PT), prestigiaram o evento e tiveram 3 minutos cada, para fazer uma saudação ao público.

Em breve confira imagens e trechos do encontro aqui em nosso site. Todas as imagens já estão disponíveis no facebook.

 

 

TAG | APOSENTADOS E PENSIONISTAS |

Comentários Comentar