06 janeiro 2015

Em discurso de posse, ministro do Planejamento fala em valorização do servidor e melhora na qualidade do gasto público


O discurso de posse do novo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, deu destaque à valorização do servidor público como essencial para a melhoria da gestão pública. Barbosa disse que sua gestão manterá o diálogo aberto com as carreiras e que pretende buscar o equilíbrio entre as justas demandas dos servidores e a capacidade financeira do governo. O ministro ainda disse que a palavra de ordem do Planejamento será melhorar a qualidade do gasto público priorizando a modernização da gestão e aumento da transparência das ações de governo. Veja aqui a íntegra do discurso. Para o secretário-geral da Condsef, Sérgio Ronaldo da Silva, a avaliação dos discursos iniciais dos novos ministros mostra que disposição para o diálogo com a categoria não faltará. No entanto, é preciso ter claro que as sinalizações positivas não podem afastar os servidores da construção da luta e mobilização em torno de suas demandas centrais.

Nessa quinta-feira, 8, a Confederação participa de reunião do fórum de entidades em defesa dos servidores e serviços públicos. Esse encontro deve consolidar um calendário de atividades para o lançamento da campanha salarial unificada 2015 dos servidores federais. Além disso, devem ser definidas as principais reivindicações que serão encaminhadas, além da Presidência da República, a toda a nova equipe de ministros que tomou posse para este segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro acontece uma reunião ampliada do fórum onde devem ser definidos detalhes para o lançamento da campanha salarial unificada 2015. Ainda em janeiro, a Condsef realiza uma reunião de seu Conselho Deliberativo de Entidades.

O secretário-geral da Condsef lembra que é preciso continuar fazendo o dever de casa com a promoção de assembleias nos locais de trabalho, organizando os servidores em torno da campanha salarial 2015. “Devemos conduzir o ano com muita mobilização e seguir atentos para que os discursos desses novos integrantes do governo não se tornem apenas palavras ditas, mas que sejam efetivamente consolidadas mudanças e melhorias que todos anseiam no setor público”, destacou Sérgio Ronaldo.

A Condsef reafirma a suas filiadas a importância de reforçar a mobilização dos servidores em seus locais de trabalho. A pauta de reivindicações única continua contando com a busca por uma política salarial com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias; paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; data base em 1º de maio; isonomia dos benefícios entre os Três Poderes; luta pela retirada de projetos que prejudicam a categoria e aprovação daqueles que preservam direitos dos trabalhadores; mudanças nas regras para aposentadoria com média dos pontos dos últimos cinco anos da avaliação de desempenho e incorporação de gratificações.

O que se espera é que este ano traga efetividade e avanços reais com o cumprimento de pendências e atendimento de demandas represadas do setor público. Para conquistar os avanços esperados, a mobilização e a unidade dos federais vão continuar sendo essenciais ao longo de 2015

Comentários Comentar